Quando comprar brinquedos para bebés?

Quando comprar brinquedos para bebés?

Quando comprar brinquedos para bebés?

Saibam quando comprar brinquedos para o bebé e quais escolher!

Todos os bebés vivem uma rápida evolução num curto espaço de meses, superando diferentes etapas que implicam necessidades distintas. Cada fase tem características próprias. Por isso, há que adaptar os brinquedos à faixa etária em que o bebé se encontra. 

A relação estabelecida entre o bebé e o brinquedo não visa apenas o seu mero divertimento. É uma exploração dos sentidos. Uma experiência que o ajuda a entender melhor o mundo.

Até aos 6 meses de vida

Nos primeiros 3 meses de vida, o pai, a mãe ou o educador são o brinquedo favorito do bebé. Ele adora o sorriso e as expressões faciais das pessoas que o amam. Os diferentes tons de voz geram emoções diferentes na criança. 

No que respeita a brinquedos, o bebé interessa-se por livros de pano de alto contraste, ginásios e outros objetos estimulantes. Os chocalhos, por exemplo, são um dos brinquedos mais indicado para os primeiros meses de vida da criança, pois a audição é um dos primeiros sentidos a ser desenvolvido. 

Além dos chocalhos, há outros brinquedos que proporcionam experiências que se revelam agradáveis para o bebé, nomeadamente os mordedores. A dentição dos bebés começa a surgir entre os 4 e os 6 meses. Normalmente, os primeiros dentes a aparecer são os dois dentes da frente (de baixo) e, depois, vão surgindo quatro dentes da frente (superiores). Por isso, os mordedores são brinquedos que começam a ajudar nesta fase, contribuindo para o conforto e para o desenvolvimento dos dentes do bebé. 

Existem diferentes tipos de mordedores, com diferentes cores, luzes, entre outros estímulos. Se existem alguns que ajudam a massajar a gengiva, recorrendo a diferentes texturas; outros com água proporcionam uma experiência refrescante que ajuda a aliviar o desconforto sentido na gengiva. 

Entre os brinquedos mais recomendados para os primeiros meses, estão brinquedos como bonecos de vinil ou bolas que permitam experienciar diferentes texturas. Os brinquedos coloridos representam um estímulo calmante que se revela importante para o bem-estar do bebé. As chaves coloridas, as rocas e as bolas com guizos são alguns dos brinquedos que as crianças mais gostam nesta fase. 

  • Saibam mais, aqui.
  •  

    Bebé de 6 meses

    Entre os 6 e os 12 meses 

    Nesta fase, até completar o primeiro ano de vida, pode optar-se por outros estímulos. O bebé tem uma maior noção de autonomia. Os seus primeiros passos começam a ser ensaiados. Por isso, é importante estimular a deslocação e o movimento da criança. O gatinhar e os primeiros passos podem ser incentivados com brinquedos como andarilhos, bolas, cadeiras e jogos para empilhar ou encaixar. 

    Também importantes, mas por razões diferentes, são os brinquedos para o banho. Aqueles que couberem nas mãos do bebé permitem que ele desenvolva a capacidade de agarrar e de manusear objetos, contribuindo assim para o seu desenvolvimento. 

    Outra referência que se deve ter em conta é o estímulo da linguagem. Para isso, podem ser dados livros ao bebé, indicados para a sua idade, e brinquedos com números e letras. 

  • Saibam mais, aqui.
  • Confiram 7 truques e dicas para ajudar o bebé a começar a andar

    bebé de 12 meses

    A partir dos 12 meses

    Os bebés com mais de 1 ano adoram brinquedos que emitem som, podendo estes brinquedos ajudar a estimular a sua linguagem. 

    Brinquedos cujo som é acionado quando se pressiona um botão permitem uma relação causa/efeito que se revela extremamente benéfica para o desenvolvimento da criança, pois estimulam a sua curiosidade. 

    Nesta fase, os bonecos de plástico de cores coloridas revelam-se ainda extremamente apelativos.

  • Saibam mais, aqui
  •  

    bebés 12+

    A partir dos 24 meses

    Os bebés com mais de 2 anos de idade costumam gostar de puzzles. Todos os brinquedos que favoreçam a concentração e a motricidade fina revelam-se particularmente benéficos nesta fase. 

    Brinquedos com botões que acendam uma luz ou emitam um som ao carregar num botão também são extremamente estimados pelos bebés, que adoram objetos musicais. 

  • Saibam mais, aqui.  
  •  

    Criança de 2 anos

    A partir dos 36 meses

    Com mais um ano de vida, há um novo mundo para explorar. Nesta fase, os bebés passam a crianças plenas de imaginação e criatividade. Além de tintas e lápis, há bonecos e bonecas, carrinhos, cozinhas, animais de brincar, entre muitos outros brinquedos para explorar.

  • Saibam mais, aqui.  
  •  

    Criança de 3 anos

    Cuidados a ter com os brinquedos 

    • Preparar a divisão de brincar com espaço, conforto e sem perigos;
    • Criar um ambiente seguro para o bebé brincar, pois o ambiente é parte integrante do estímulo do desenvolvimento e da aprendizagem; 
    • Afastar móveis e objetos potencialmente perigosos;
    • Evitar perigos, como tomadas elétricas sem proteção;
    • Ler sempre as indicações presentes no brinquedo, para saber se este é ou não indicado para a idade do bebé. Cumprir com todas as regras de uso explicitadas;
    • Verificar se os decibéis emitidos pelos brinquedos não são excessivos;
    • Conferir se não há o risco de se soltarem peças pequenas dos brinquedos;
    • Ter em atenção os materiais de que os brinquedos são feitos, pois alguns poderão entrar em contacto com a boca do bebé. O uso pode deteriorar o brinquedo e conduzir à libertação de tintas e de plásticos, por exemplo; 
    • Escolher brinquedos que sejam fáceis de higienizar.

    Recomendação para os pais:

    Sendo uma fase que passa rápido, recomenda-se uma limpeza frequente à caixa dos brinquedos. 

    Assim, devem sempre oferecer a outras crianças os brinquedos que o vosso bebé já não utiliza para que outros possam usufruir das mesmas diversões e estímulos ao desenvolvimento.

    Para comprarem os melhores brinquedos e mais adequados à idade do vosso bebé, visitem a Benji e confiram tudo o que existe disponível para mimarem o vosso pequenote.