Geralmente, os bebés começam a caminhar entre os 12 e os 18 meses de idade, o que não significa que haja algum problema se começarem a andar um pouco antes ou um pouco depois dessas idades.
Todo este processo está relacionado com a própria evolução das habilidades motoras da criança, as quais estão associadas ao amadurecimento do sistema nervoso. Além disso, à medida que a musculatura das pernas do bebé vai ficando fortalecida, ele vai aguentando estar durante mais tempo de pé, começando também a arriscar nos primeiros passos.
Embora cada criança tenha o seu próprio ritmo para começar a andar, é importante estimulá-la, incentivando-a e transmitindo-lhe segurança. Conheçam truques e dicas que vão ajudar o vosso bebé a começar a andar.
7 truques e dicas para ajudar o bebé a começar a andar
Ajudar um bebé a começar a caminhar é um desafio incrível e que mostra que a criança está a crescer e a evoluir bem e saudável. Os cuidadores do bebé têm um papel fundamental nesta etapa, já que devem transmitir segurança e confiança à criança, ao mesmo tempo que a motivam e estimulam nesta nova etapa, que pode ser um pouco assustadora para os mais pequenos.
Usar os brinquedos como “isco”
Como as crianças adoram brinquedos, estes são um ótimo “isco” para levar o bebé a dar alguns passos, de modo a alcançá-los. Para isso, podem distribuir, estrategicamente, pela casa, os bonecos favoritos do vosso filho, de modo a que ele, em segurança, tenha de se colocar em pé e caminhar até eles.
Chutar uma bola
As bolas são brinquedos, que, desde cedo, as crianças apreciam. Nesta fase da vida do vosso filho, este brinquedo também pode ser usado para estimular as suas habilidades motoras. Para isso, desafiem-no a dar pequenos chutos numa bola, de modo a estimular o controlo dos movimentos das pernas.
Empurrar um brinquedo com rodas
Nesta etapa da vida da criança, há brinquedos que podem favorecer a marcha, como é o caso dos brinquedos com rodas, que o bebé pode empurrar. Um exemplo muito simples são os carrinhos de bonecas, por exemplo.
Dar um abraço
As crianças adoram carinhos e mimos. Portanto, afastarem-se um pouco, abrirem os braços e chamarem o bebé pode ser uma forma de atrair a criança e de fazer com que ela caminhe na vossa direção.
Segurar as mãos
Numa fase inicial, para a criança experimentar a sensação de caminhar e ganhar confiança, podem dar as mãos ao bebé e acompanharem-no nos primeiros passos, libertando progressivamente as suas mãos, até ele se sentir seguro.
Não assustar
É inevitável que os primeiros passos sejam acompanhados de algumas quedas. Por esse motivo, é fundamental que o ambiente envolvente seja o mais seguro possível, sem objetos perigosos por perto.
Além disso, é importante que os pais reajam com calma a essas quedas, de forma a não assustarem as crianças. Também é o momento certo para afastarem do caminho do bebé objetos de que gostem e que, sem intenção, ele possa derrubar e partir.
Nunca se devem zangar com a criança por ela ter caído e ter estragado algo. Além de injusto, isso pode desmotivar o bebé e fazer com que ele desista de tentar caminhar.
Descalçar a criança
Sempre que possível, deixem a criança caminhar descalça ou com meias antiderrapantes. Ao sentir bem o chão, ela ficará mais segura e isso ajudará a que ande com mais confiança.
Visitem a Benji e fiquem a conhecer brinquedos que o vosso bebé vai adorar e o vão ajudar a começar a caminhar. Aproveitem ao máximo esta nova fase da vida do vosso bebé!