Os brinquedos ajudam no processo de inclusão social
Os brinquedos ajudam no processo de inclusão social
Brincar a sério: quando os brinquedos ajudam no processo de inclusão social!
Brincar é uma atividade saudável para qualquer criança. As brincadeiras, os jogos, os brinquedos contribuem para as crianças melhorarem a sua perceção do mundo, para aprimorarem a sua noção de realidade.
Os pais devem analisar bem quais são os melhores brinquedos para elas. Alguns podem ter um protagonismo ímpar na sua formação, influenciando a sua sensibilidade e visão sobre os valores humanos. Há brinquedos tão preciosos que até ajudam no processo de inclusão social.
Brincar a sério
Todas as crianças têm direito a brincar (muito!). Elas têm essa necessidade. A brincadeira é para a criança uma vivência, uma experiência, um processo de descoberta.
Alguns brinquedos podem mesmo ajudar a melhorar a sua percepção sobre o mundo. Através dos brinquedos as crianças descobrem o mundo e constroem-se a si mesmas, adquirindo e aprimorando qualidades, como a segurança e a autonomia. As crianças pensam o mundo de uma forma particular.
Os brinquedos contribuem para estabelecer relações com a realidade, o que faz com que as crianças desenvolvam habilidades e ferramentas que lhes permitem “ler” melhor o mundo. Existem brinquedos que ajudam mesmo no processo de inclusão social, fazendo com que a criança desperte habilidades mais raras, como a sensibilidade para compreender e acolher a diferença.
Isso sensibiliza-as para o facto de que "todos somos diferentes, todos somos iguais, todos somos especiais.”
Brinquedos de inclusão social
Existem alguns brinquedos que promovem uma melhor compreensão do mundo. Aprimoram a sensibilidade, seja por despertarem as crianças para as diferenças, seja por proporcionarem as mesmas brincadeiras a quem necessita de brinquedos mais atentos e especializados.
Construções em braille
A Lego é uma marca gigante no universo dos brinquedos, pois as peças que criou e continua a criar contribuem para que crianças de todo o mundo se divirtam imenso, enquanto desenvolvem diversas competências e habilidades.
Recentemente, lançou uma linha inclusiva, Braille Bricks, a pensar em pessoas com deficiência visual. Assim, já há blocos de construção criados com peças, que integram números e letras em braille. Estas peças não são destinadas apenas a crianças invisuais, ou com visão reduzida, pois podem ser usadas por todas as crianças, contribuindo para o processo de inclusão social.
Daltonismo
Os daltónicos, crianças e adultos, vivem no mesmo mundo que os outros, mas não têm a mesma visão dele. É importante que se criem pontes de aproximação para que consigam usufruir das mesmas brincadeiras.
Por exemplo, existem lápis de cor de linha inclusiva para daltónicos, de forma a que estes pintem sem constrangimentos, bastando seguir o código de cores definido. Há ainda brinquedos científicos e pedagógicos, cujas peças também estão codificadas para que, crianças e adultos daltónicos, possam jogar com outras pessoas, socorrendo-se não das cores, mas dos símbolos gráficos.
Diferentes etnias
Existem bonecas criadas em Portugal que representam todas as pessoas do mundo, algo que é difícil de encontrar no grande mercado.
Há bonecas com traços africanos, com diferentes tons de pele, com características distintas (cabelos encaracolados, olhos rasgados), sendo uma coleção assente nos princípios da representatividade e que promove e celebra a diversidade cultural.
Ausência de género
Existe também uma tendência para a criação de brinquedos em que impera a ausência de género. Uma coleção de bonecos personalizável (com diferentes kits, com diversas perucas e opções de roupa), sem imposição de um género.
Este tipo de bonecos/bonecas foi criado em nome da inclusão, tendo sido desenvolvido em colaboração com um conjunto de especialistas na área, não apenas psicólogos, mas também pedagogos, pais e crianças, naturalmente.
Bonecos com deficiência
Há ainda bonecos e bonecas que superam a falta de representatividade de crianças com deficiência. Agora, há ofertas com mais diversidade, pois podem ser encontrados bonecos com cães-guia, implantes cocleares e em cadeiras de rodas.
Como vimos, brincar é um assunto sério. Todas as crianças têm direito ao prazer de brincar e de ter brinquedos que estimulem a inclusão social.
Apesar disso, a oferta ainda é reduzida. Devem ser criados cada vez mais brinquedos inclusivos que fomentem o respeito pela individualidade de cada um, que contribuam para acolher as diferenças e celebrar a união e a partilha.
A Benji é uma marca atenta a essas diferenças e pretende divertir e ensinar todas as crianças a perceber que todas as crianças (e pessoas) são especiais e têm o direito a brincar!.