“Trazemos valor ao mercado nacional dos brinquedos” – Nuno Gonçalves

“Trazemos valor ao mercado nacional dos brinquedos” – Nuno Gonçalves

“Trazemos valor ao mercado nacional dos brinquedos” – Nuno Gonçalves

Por: Maria Inês Jorge

Numa época em que são desaconselhadas grandes deslocações, torna-se cada vez mais difícil encontrar o presente ideal nas lojas online. Foi este o desafio que Nuno Gonçalves encontrou e que o fez criar um novo marketplace destinado ao mundo infantil.

Em entrevista à PME Magazine, o cofundador da Benji explica como foi o processo de criação de um negócio em tempos de pandemia e conta como pretende revolucionar o mercado nacional de brinquedos com este novo projeto.

PME Magazine – Qual foi o ponto de partida para o projeto?

Nuno Gonçalves – A ideia para criarmos a Benji surgiu ao identificarmos no mercado de brinquedos uma necessidade específica e que ainda não estava a ser respondida. O problema foi encontrado quando, já durante a pandemia, decidi comprar brinquedos para os meus dois sobrinhos gémeos bebés, tarefa que inicialmente pensei que fosse fácil e rápida. Devido às restrições, quis fazer toda a compra online, tal como já é habitual noutros setores. No entanto, apenas com uma breve pesquisa, percebi que em Portugal não havia uma plataforma segura e que agregasse toda a oferta de brinquedos disponível. Não foi também possível encontrar um serviço com uma experiência de compra rápida e fácil, muito menos que levasse os brinquedos a todo o país e considerasse as características das diferentes crianças e idades, sem que fosse necessário contacto físico durante a compra. Juntei-me a mais dois empreendedores e criámos a Benji, que já no nome tem presente a história a que lhe deu origem, ao unir o nome dos meus dois sobrinhos: Benjamim e Bernardo. O nosso objetivo passa por impedir que a pandemia ou qualquer outro constrangimento não impossibilite que as crianças recebam os melhores brinquedos, através de um processo de compra que vá ao encontro das necessidades de pais, amigos e familiares.

PME Mag. – O que é que podemos encontrar neste novo marketplace?

N. G. – Sendo uma loja online que agrega vários tipos de brinquedos e de marcas para bebés, temos já disponíveis desde os mais clássicos de madeira aos brinquedos contemporâneos e que vão ao encontro das tendências atuais. Neste período de arranque da Benji, oferecemos principalmente brinquedos para bebés até aos dois anos de idade, sendo esta a faixa etária cuja compra online ainda é mais complexa e desafiante. Os nossos produtos dividem-se assim em seis momentos, que estão adaptados à idade e necessidade de cada criança: para a altura pós-nascimento, a partir dos três meses, a partir dos seis meses, de um ano, a partir dos 18 meses, mas também temos já oferta pensada para crianças com mais de dois anos. Temos, neste momento, parceiros como a Chicco, a Fisher Price, mas também a Janod e a Goki, marcas que já disponibilizam os seus produtos na Benji. Desta forma, oferecemos já produtos que divergem a nível dos materiais que os compõem e que pretendem ser para várias carteiras, mas também desenvolver múltiplas competências na criança. Apesar de estas serem já um selo de confiança à nossa plataforma, pretendemos aliar-nos a cada vez mais marcas, tanto internacionais como nacionais, de forma a alargarmos a nossa oferta ao longo do tempo. Nesse sentido, estamos totalmente disponíveis para integrar novos parceiros na Benji, sendo para isso apenas necessário entrarem em contacto connosco.

“Apesar de estas serem já um selo de confiança à nossa plataforma, pretendemos aliar-nos a cada vez mais marcas, tanto internacionais como nacionais, de forma a alargarmos a nossa oferta ao longo do tempo.”

PME Mag. – Em que sentido é que Benji vem revolucionar o mercado dos brinquedos?

N. G. – Acreditamos que trazemos valor a todo o mercado nacional dos brinquedos. Antes de mais, numa mesma plataforma, estamos a trabalhar para oferecer a maior variedade possível de brinquedos e marcas, pelo que não deixaremos de fora nenhum tipo de necessidade ou produto. Também a experiência na plataforma é algo que nos diferencia e está em falta no mercado. Cada pessoa que entra na Benji é direcionada para as várias faixas etárias disponíveis, de forma a encontrar o brinquedo mais adequado para a criança que pretende presentear. Só assim garantiremos que cada brinquedo vai contribuir para a evolução do bebé, estando adaptado à sua idade e necessidade. Sendo possível levar um presente a um bebé de outra ponta do país, em apenas dois dias úteis, facilitamos também as compras de última hora, num momento em que existe algum receio em entregar os presentes pessoalmente. Por todos estes aspetos, a Benji é um e-commerce robusto, seguro e que conta com marcas credíveis e de confiança. Junta-se o facto de aliar uma boa base tecnológica, com uma experiência de compra rápida e segura, ao promover uma maior ligação com o público – algo alcançado devido ao background e experiência profissional de cada fundador.

PME Mag. – Como foi a criação de um novo negócio em tempos de pandemia?

N. G. – Até à data, o projeto foi completamente desenvolvido em contexto pandémico, desde o momento em que surgiu a ideia para a sua criação até à operacionalização, estando, atualmente, toda a plataforma completamente funcional. Consideramos que este processo foi bastante rápido, tendo demorado cerca de três meses: de setembro a novembro de 2020. Apesar de ter corrido de forma fluida, para ultrapassar os obstáculos que foram surgindo, muito contribuiu a nossa experiência profissional e conhecimento como fundadores de outras empresas, mesmo que noutros setores como saúde, finanças, marketing digital, gestão de projetos. Juntámos esforços e, cumprindo sempre todas as medidas de segurança impostas, desenvolvemos este projeto que acreditamos que irá melhorar a vida de todas as crianças e dos seus familiares e amigos.

PME Mag. – Como tem sido a adesão dos clientes ao projeto? E nesta época de Natal?

N. G. – Em poucas semanas, estamos já a dar os primeiros passos e a levar encomendas a todo o território nacional e estamos a obter um feedback muito positivo dos que já experimentaram o nosso serviço e produtos que disponibilizamos. Durante todo o mês de dezembro continuaremos a ir ao encontro das necessidades das pessoas neste Natal, levando-lhes de forma rápida e fácil o que mais precisam, mesmo para as compras de última hora, entregando os brinquedos em apenas dois dias úteis.  Estamos a fazer o máximo para levar a nossa solução a todos os portugueses nesta quadra, mas sabemos que a nossa missão não se esgota aqui. O nosso objetivo é continuar a crescer e a chegar a cada vez mais pessoas ao longo dos próximos meses.

“Estamos a levar encomendas a todo o território nacional e estamos a obter um feedback muito positivo”

PME Mag. – Sabemos que criou uma ação solidária com a venda de cabazes de Natal a empresas, mas que o destino final desses cabazes são crianças institucionalizadas. Como funciona a iniciativa?

N. G. – Sim, para este Natal criámos três cabazes solidários, de forma a convidar as empresas a fazerem doações a instituições de solidariedade e outras organizações, como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Casa do Gaiato de Lisboa e a Câmara Municipal de Cascais. Em cada um dos cabazes estão brinquedos destinados a crianças até aos 10 anos, sendo possível as organizações doarem 12, 24 ou 44 brinquedos a cada instituição de solidariedade. Pretendemos que o processo seja rápido e fácil, pelo que é apenas necessário que os responsáveis das empresas nos contactem, escolham o cabaz mais indicado e a associação que querem apoiar. Depois, nós tratamos de todo o transporte e entrega dos brinquedos às próprias associações, não sendo preciso qualquer contacto físico entre a mesma e a empresa. Este projeto vem assim contribuir para a concretização da nossa missão, levando os melhores brinquedos a todas as crianças. Além disso, apoiamos as empresas neste processo tão importante, fazendo com que a sua vertente solidária não fique para trás neste Natal.

PME Mag. – Como vê a Benji daqui a dois anos?

N. G. – São muitos os objetivos que temos para os próximos tempos, uma vez o ano de 2021, mas também de 2022, permitirão que a Benji chegue a cada vez mais pessoas e se torne numa marca consolidada no mercado de brinquedos nacional, ao cumprir a sua missão em pleno. Durante este período, queremos aumentar a nossa oferta e trabalhar para que esta esteja constantemente adaptada ao mercado atual. Assim, temos como prioritário juntarmo-nos a empresas de brinquedos com posicionamentos e produtos inovadores, tanto internacionais como nacionais, além de destinados a faixas etárias cada vez mais amplas. Por fim, trabalharemos para um crescimento constante, que nos permita aumentar ainda a nossa equipa, mas manter sempre o nível de qualidade e a experiência de quem compra na Benji: a nossa principal prioridade.

16 de Dezembro 2020 - PME Magazine