Saibam como preparar o regresso à escola sem sobressaltos, nem imprevistos

Saibam como preparar o regresso à escola sem sobressaltos, nem imprevistos

Saibam como preparar o regresso à escola sem sobressaltos, nem imprevistos

Saibam como preparar o regresso à escola sem sobressaltos, nem imprevistos

Setembro é, por excelência, a altura de começar a pensar no regresso às aulas! Saiba o que não pode faltar na mochila.


Mesmo que não seja a primeira vez que as crianças vão para a escola, o regresso às aulas é sempre o começo de algo novo. Por isso, deve ser preparado com tempo e não falamos apenas de comprar material escolar ou de reservar os manuais. 

Há muitos outros aspetos que devem ser tratados antes da escola recomeçar. Estabelecer rotinas e regras; conversar com a criança acerca do novo ano letivo que se avizinha;...são passos essenciais para preparar o regresso à escola com nota 20! Saibam mais!


Saibam como preparar o regresso à escola sem sobressaltos, nem imprevistos


Ir ao pediatra

Antes de iniciar o novo ano letivo, devem levar os miúdos ao médico, de modo a que ele possa fazer um check-up geral às crianças. Essa é uma boa ocasião para colocarem todas as dúvidas e o pediatra sugerir alguns rastreios ou suplementos vitamínicos, por exemplo. 

Se no ano letivo anterior, a criança demonstrou ter algum problema ou dificuldade de aprendizagem, este é um bom momento para falar com o pediatra sobre isso, de modo a preparar o novo ano escolar.


Tomar sempre o pequeno-almoço

O pequeno-almoço desempenha um papel essencial no rendimento escolar das crianças. Porém, alguns miúdos não colaboram na hora fazer esta refeição. Por isso, comece a conversar sobre este tema com eles, lembrando-lhes que para terem força e energia, devem iniciar o dia com laticínios, pão/cereais e fruta. Assim, conseguiram aprender mais e melhor. 


Comprar a mochila certa

Claro que a compra de material escolar tem de fazer parte deste rol e um dos itens que levanta sempre mais polémica são mesmo as mochilas. Os miúdos querem uma. Os pais querem outra. Mas o mais importante é garantir que se adquire uma mochila com alças fortes, largas e acolchoadas, com um cinto de apertar na cintura, e bem ajustada ao corpo da criança.

A forma como o material escolar é distribuído dentro da mochila também é outro tópico fundamental. Os livros e os cadernos devem ficar na zona da mochila que fica junto às costas, enquanto o estojo e os outros objetos mais pequenos podem ser guardados nas bolsas laterais.

O peso da mochila cheia não deve corresponder a mais de 20% do peso da criança. 


Preparar os lanches

Comecem a poupar na carteira e na saúde dos vossos filhos, preparando os lanches que eles levam para a escola. Frutas, pão com fiambre ou queijo ou iogurtes são opções saudáveis e económicas que pode enviar na lancheira.

  

Perspetivar o estudo

Pode parecer precoce, mas a rotina de estudo deve começar a ser planeada desde logo. Onde e quando as crianças vão fazer os seus trabalhos de casa. Como devem organizar os seus afazeres e tarefas. São alguns dos tópicos que devem ser discutidos com os miúdos, mesmo antes do ano letivo arrancar.

 

Moderar a tecnologia

É importante estabelecer desde logo as regras referentes ao uso de tecnologia por parte dos vossos filhos. Idealmente, o quarto das crianças não deve ter aparelhos eletrónicos.

Não só à noite, mas também durante as horas de estudo, as crianças não devem ter o telemóvel ligado, nem por perto. Desta forma, conseguem controlar melhor o uso que os vossos filhos fazem da tecnologia, um dos grandes desafios da parentalidade atual.

 

Procurar atividades extracurriculares

Se os vossos filhos ainda não têm atividades extracurriculares, esta é uma boa altura para pesquisar sobre o assunto, sem exagerar, claro, pois afinal as crianças também precisam de tempo para brincar.

Porém, muitas destas atividades têm grandes benefícios nos miúdos, ajudando a combater a obesidade e melhorando a interação social entre os mais novos. O mais importante é envolver a criança neste processo de escolha, de modo a que ela se sinta motivada.

 

Estabelecer rotinas de sono

As férias chegaram ao fim e, por isso, é importante começar a definir novos horários de deitar e de levantar. As crianças em idade escolar devem dormir entre 8 a 10 horas por noite, devendo ainda ter uma hora fixa para se deitarem todos os dias. 

Terem um ritual antes de irem para a cama também é muito importante: irem ao WC, despedirem-se dos pais e deitarem-se, por exemplo.


Para motivarem os vossos filhos para este regresso à escola, podem sempre visitar a Benji e descobrirem os vários produtos que temos à vossa disposição para mimarem ao máximo os vossos estudantes de palmo e meio!