benefícios do convívio entre crianças e cães

Conheçam os benefícios do convívio entre crianças e cães

Conheçam os benefícios do convívio entre crianças e cães

Conheçam os benefícios do convívio entre crianças e cães 

O contacto entre cães e crianças pode ser muito vantajoso para o desenvolvimento emocional dos miúdos.

É comum, desde cedo, as crianças pedirem aos pais um animal de estimação e, muitas vezes, a escolha recai precisamente sobre um cão. Porém, nem sempre os pais se sentem confiantes, por terem receio de como irá decorrer o convívio entre as crianças e os cães.

No entanto, a ciência e as suas pesquisas têm evidenciado que o contacto entre miúdos e cães pode ter diversos benefícios para a saúde e para o desenvolvimento harmonioso dos mais novos. Percebam porquê!

Conheçam os benefícios do convívio entre crianças e cães 

Ser um companheiro

O cão cresce com a criança e, por isso, ambos vão acompanhando o crescimento um do outro, estabelecendo uma cumplicidade e uma proximidade únicas. Não só nos momentos bons, mas também nas ocasiões mais difíceis, os cães podem ser verdadeiros amigos para as crianças, apoiando-as quando elas se sentem tristes ou têm medo, por exemplo. O próprio ato de acarinhar o animal é uma forma de relaxar e atenuar o stress.

Brincar com cães

Favorecer uma vida mais ativa

Tratar de um cão implica que a criança seja mais ativa, na medida em que é preciso passear e brincar com o animal, o que constitui um exercício físico importante para o cão e para a criança. Assim, ter um cão pode ajudar a combater situações de obesidade infantil.

Tornar a criança mais responsável

Em função da idade da criança é possível atribuir-lhe algumas responsabilidades, no que respeita ao tratamento e cuidado do cão. Colocar-lhe água e comida, por exemplo, são meio de desenvolver nos miúdos valores como a empatia e a compaixão, além do sentido de obrigação. Tudo isto também contribui para o amadurecimento dos miúdos e para a sua auto-estima e auto-confiança.

Melhorar o seu estado de saúde

Algumas pesquisas têm evidenciado que os bebés que contactam, desde cedo, com cães, ficam menos vezes doentes e têm menos alergias, principalmente durante o seu primeiro ano de vida. A explicação para isso poderá estar na exposição ao pêlo do cão e aos seus micróbios, os quais parecem favorecer o funcionamento do sistema imunitário das crianças. 

Benefícios de brincar com cães

Trazer felicidade

Um cão costuma ser sinónimo de alegria e de diversão. Quando as crianças brincam e interagem com cães, os seus níveis de serotonina e de dopamina tendem a aumentar, o que está relacionado com sensações positivas.

Assim, o cão pode ser uma companhia excelente, principalmente para miúdos que estejam a enfrentar momentos mais difíceis ou que tenham maior dificuldade em socializar e em relacionar-se com os outros.

E por que não adotar, em vez de comprar um cão?

Se estão a pensar dar um cão aos vossos filhos, equacionem a possibilidade de, em vez de comprar, adotar um animal. Infelizmente, o abandono de cães continua a ser uma realidade e, por isso, continuam a existir muitos animais à procura de um novo lar e de novos donos. 

Para saber onde adotar cães, informe-se junto da junta de freguesia ou da câmara municipal da sua zona de residência ou, em alternativa, procure associações de proteção de animal próximas de si.

Nunca se esqueçam que, tal como a criança, o cão também é um ser vivo e, como tal, tem necessidades básicas que devem ser asseguradas pelos adultos, caso as crianças falhem no seu cumprimento. 

É também importante que os pais tenham consciência de que um cão é um compromisso para a vida e, mesmo que o entusiasmo da criança pelo animal esmoreça, é fundamental que os adultos mostrem aos filhos que o cão continua a precisar da sua atenção, cuidado e carinho.