Percebam o papel da arte na infância e os seus benefícios no desenvolvimento da criança

Percebam o papel da arte na infância e os seus benefícios no desenvolvimento da criança

Percebam o papel da arte na infância e os seus benefícios no desenvolvimento da criança

Percebam o papel da arte na infância e os seus benefícios no desenvolvimento da criança

É importante que, desde cedo, as crianças contactem com expressões artísticas, de modo a exprimirem os seus sentimentos e emoções.


O contacto com a arte deve fazer parte da infância de todas as crianças. Não só é importante que os mais novos visitem museus, vão ao teatro ou assistam a concertos, como também é relevante colocá-los no lugar dos artistas e permitir que eles criem desenhos, pinturas ou danças. Saibam mais sobre as vantagens da expressão artística no crescimento dos miúdos.


Funções da arte na infância

Como já adiantámos, a expressão artística pode trazer muitos benefícios ao desenvolvimento das crianças. Eis algumas das suas vantagens mais evidentes:

  • expressar emoções: ao pintar ou ao cantar, por exemplo, os miúdos conseguem expressar melhor os seus sentimentos e pensamentos, assim como os seus medos e angústias;
  • estimular a criatividade: ao desenhar, as crianças desenvolvem a sua capacidade de imaginar e de criar;
  • explorar a escrita: os rabiscos são a primeira linguagem infantil e funcionam como um meio de exercitar o domínio do lápis, o qual será útil no momento das crianças aprenderem a escrever;
  • melhorar a coordenação motora: exercícios como desenhar ou modelar são formas muito eficazes de trabalhar a coordenação motora fina das crianças. ⁣

Exemplos de expressões artísticas benéficas na infância


Há diferentes tipos de arte e todos eles têm caraterísticas que se podem revelar benéficas e relevantes no crescimento dos mais novos. Eis alguns exemplos.


Música

A música é capaz de contribuir para o desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, oral e motor das crianças. Esta é uma linguagem universal que pode ainda ajudar a um melhor convívio entre os miúdos.

A música favorece, ainda, o relaxamento e ensina às crianças recursos como as rimas, enquanto elas aprendem a coordenar as letras das canções com gestos coreografados. 

Assim, o campo lexical dos mais novos aumenta. Além disso, as melodias de embalar que cantamos aos bebés, desde o berço, melhoram a sua inteligência emocional e fortalecem o vínculo afetivo entre eles e os pais


Literatura

Os hábitos de leitura devem começar desde cedo, de forma a que tenhamos adultos leitores. Além disso, ler para as crianças desenvolve as suas competências cognitivas, como é o caso da memória, da linguagem e da capacidade de abstração e de imaginação. 

Deste modo, para as crianças, os livros devem representar um objeto de entretenimento e de diversão. Para isso é importante que, mesmo antes de irem para a escola, sejam lidas em casa histórias para os mais novos.


Expressão plástica

Desenhar, pintar, colar, recortar,... são alguns exemplos de atividades que desenvolvem várias capacidades nas crianças, nomeadamente a sua psicomotricidade fina, escrita, leitura, criatividade e autoconfiança.

Através destes trabalhos, os mais novos conseguem expressar sentimentos, emoções e sensações, o que é essencial para o amadurecimento da sua personalidade e do seu bem-estar psicológico.

Na infância, é importante promover o desenho livre, de modo a que as crianças possam explorar, sem limites, a sua criatividade e imaginação. Também é importante disponibilizar-lhes diversos materiais para que elas os experimentem, como é o caso de giz, lápis de cera, massa para modelar, tintas e aguarelas,...


Teatro

Os teatrinhos infantis são uma excelente maneira de ensinar às crianças valores importantes como o respeito e a tolerância. Ao interpretarem uma personagem, os mais novos têm de “vestir a pele do outro”, o que favorece a sua empatia e abertura de mente e de espírito. Além disso, esta arte exercita a sua imaginação e criatividade.


Expressão corporal

A linguagem corporal, exercitada através da dança, por exemplo, é um meio das crianças se desenvolverem fisicamente, mas também de aprenderem a correr, saltar e rodar, sempre em segurança. 

Além disso, também adquirem mais equilíbrio, coordenação e controlo sobre o corpo. Ao mesmo tempo que o físico é trabalhado, a inteligência emocional é exercitada, assim como o lado social e criativo dos mais novos.


Portanto, sempre que possível, devem fomentar a arte junto dos vossos filhos. 

Para isso, visitem a Benji e descubram todos os materiais que temos à disposição para ajudarem as vossas crianças a criarem verdadeiras obras primas!