Qual a importância de brincar em família?
Qual a importância de brincar em família?
Percebam qual a importância de brincar em família
Brincar em família contribui de forma determinante para o desenvolvimento infantil. Saibam porquê.
Brincar é uma forma de aproximar a família, criando momentos de diversão e de partilha entre pais e filhos. Para as crianças, é muito importante sentirem que os adultos dedicam algum do seu tempo a brincarem com elas.
Isso melhora a sua auto-estima e auto-confiança, ao mesmo tempo que faz com que os mais novos melhorem as suas competências sociais, linguísticas, motoras, cognitivas e afetivas. Tomem nota de todas as vantagens de brincar em família com os seus filhos.
Percebam qual a importância de brincar em família
São várias as competências e as vantagens ganhas enquanto se brinca em família. Apesar do nosso foco serem os benefícios colhidos pelas crianças, podemos garantir que os adultos também beneficiam destes momentos em que eles próprios recordam as suas brincadeiras de infância.
Entendam, agora, como estarem algum tempo a brincar com os vossos filhos pode fazer toda a diferença no seu desenvolvimento.
Criatividade
Para brincar, é preciso fazer uso da criatividade. Imaginar histórias ou inventar músicas são apenas exemplos de atividades que podem ser feitas com os mais pequenos, contribuindo para que eles desenvolvam ao máximo a sua capacidade criativa.
O estímulo desta competência é muito importante e não deve ser desencorajado, sobretudo na infância, pois é a fase em que o ser humano tem mais facilidade em imaginar e criar. Ser criativo é muito útil na vida adulta, pois contribui para a capacidade de resolver problemas (tão valorizada nos dias de hoje, nomeadamente em contexto profissional).
Empatia
Ser empático e saber colaborar com os outros e trabalhar em equipa é essencial para quem vive em sociedade. Uma boa forma de treinar estas competências é, precisamente, brincando em família.
É que ao brincar as crianças precisam de aprender coisas, fazer trocas e cedências, cumprir regras de um jogo e trabalhar em equipa. Assim, é expectável que elas fiquem mais sociáveis, cooperantes e empáticas com os outros.
Experiências
Ao brincar em família, as crianças conseguem experimentar e descobrir muitas coisas, sendo movidas pela diversão e, também, pela curiosidade. Enquanto passam tempo em família, com adultos, as crianças têm maior liberdade para explorar vários materiais, ferramentas e, mesmo, brinquedos.
Neste caso, o recurso a brinquedos educativos pode ser uma boa opção já que, assim, elas podem aprender coisas novas, enquanto brincam.
Resolução de problemas
Dando alguma liberdade às crianças, torna-se mais fácil que elas resolvam, autonomamente, alguns problemas. Por exemplo, criar um brinquedo a partir de outro ou inventar novas personagens são formas das crianças perceberem que, para chegarem a uma solução é, por vezes, necessário tentar, errar e tentar novamente até acertar.
Empenho
A brincadeira pode ser uma forma de envolver as crianças em algo que elas gostam e, assim, conseguir mostrar-lhes que com empenho, interesse e paixão tudo é mais fácil de fazer e de conseguir.
Por isso, mesmo nas brincadeiras, é sempre possível incluir uma componente mais didática que ajude a ensinar algo às crianças ou a exercitar uma determinada aprendizagem que elas tenham feito em contexto escolar, por exemplo.
Em suma, como é costume dizer-se, não importa o número de horas que têm disponível para brincarem em família com os vossos filhos, mas antes a qualidade desse tempo que dedicam a brincar com eles.
Se durante o período da brincadeira, não houver telemóveis, televisões, nem outras distrações que retirem a atenção do adulto, então podemos considerar que a brincadeira será bem sucedida e proveitosa para as crianças.
Para vos ajudar, a Benji possui uma vasta panóplia de brinquedos, para diversas idades, que certamente vão garantir momentos de grande diversão com os vossos filhos!