Afinal, o que é o Método Montessori? Saibam tudo sobre esta pedagogia!

Afinal, o que é o Método Montessori? Saibam tudo sobre esta pedagogia!

Afinal, o que é o Método Montessori? Saibam tudo sobre esta pedagogia!

Afinal, o que é o Método Montessori? Saibam tudo sobre esta pedagogia!

Talvez já tenham ouvido falar do Método Montessori, mas sabem exatamente em que é que ele consiste?

Este Método foi criado pela médica italiana Maria Montessori (1870-1952), a qual cedo se interessou pelas formas de aprendizagem da criança.

Esta mulher criou e propôs um novo método de educação que visa estimular o desenvolvimento do potencial criativo desde a primeira infância, a partir da atividade, da liberdade e da individualidade da criança. Percebam melhor em que consiste este Método.


Afinal, o que é o Método Montessori? Saibam tudo sobre esta pedagogia!

O Método Montessori foca-se, sobretudo, no desenvolvimento infantil durante a primeira infância, tendo como tese a ideia de que a aprendizagem da criança deve ocorrer espontaneamente, a partir de experiências efetuadas no ambiente. Segundo Montessori, nesta fase, a criança tem uma grande capacidade de aprender e de assimilar tudo aquilo que a rodeia, sem precisar de fazer um esforço especial para isso.

Por este motivo, os meios frequentados pela criança devem suscitar nela interesse e curiosidade. Este processo de aprendizagem deve, ainda, respeitar aspetos como tempo, ritmo, personalidade, liberdade e individualidade de cada criança. Além disso, o espaço frequentado pela criança deve facilitar o seu acesso aos objetos e ser concebido e pensado à sua escala.


Principais características do Método Montessori

  • Respeito pelas particularidades de cada criança;
  • Autonomia e independência motora e mental;
  • Aprendizagem através da experiência;
  • Autocorreção;
  • Ambiente estimulante (com Natureza, música, arte,...).

Brincar é aprender

No Método Montessori, a brincadeira é um momento de aprendizagem para a criança. Brincar a atirar folhas para o ar, por exemplo, é uma brincadeira através da qual a criança aprende sobre o comportamento das folhas quando há vento ou permite que ela perceba, tão simplesmente, como funciona a lei da gravidade.

Os estudos corroboram esta perspetiva ao demonstrarem que brincar aumenta em aproximadamente 25% as sinapses, ou seja, as conexões entre os neurónios. Portanto, brincar ajuda a:

  • melhorar a perceção do mundo (visual, auditiva e tátil);
  • estimular a inteligência e o gosto por aprender;
  • melhorar a coordenação psicomotora;
  • exteriorizar sentimentos e emoções;
  • favorecer as relações sociais.

Deixar a criança brincar

No Método Montessori, o adulto tem um papel determinante, no sentido de permitir ou não que a criança explore adequadamente o ambiente envolvente. Assim, é importante que os pais ou educadores:

  • deixem a criança ser livre para se expressar;
  • não exagerar nos estímulos, brinquedos e atividades;
  • não intervir em demasia, respeitando o perfil da criança e ajudando-a, apenas se ela pedir.

 

Atividades e jogos privilegiados pelo Método Montessori

De acordo com Montessori, as crianças mais pequenas deviam ser estimuladas com atividades que fomentam o movimento e o toque, sobretudo através das mãos, de modo a que comecem por experimentar o concreto e por explorar o mundo, reconhecendo as propriedades dos seus elementos, como tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho, etc.

Assim, o Método Montessori destaca atividades como:

  • jogos sensoriais; 
  • jogos de encaixe para desenvolver as capacidades motoras, de visão, de raciocínio, de associação e de atenção; 
  • jogos de associação e de reconhecimento de formas geométricas
  • atividades do dia a dia.

 

Puzzle Ball Montessori

Um dos brinquedos mais icónicos de inspiração Montessori é a puzzle ball que consiste numa bola, feita em tecido, com fendas e um guizo no centro. 

É concebida para crianças até aos 3 anos de idade e serve para o bebé agarrar e, desse modo, estimular a sua coordenação motora e visual. É ainda um brinquedo que cresce com a criança, passando de móbil a, mais tarde, estímulo ao movimento, quando a criança começa a gatinhar e a andar.

Com base nesta bola, muitos outros modelos foram criados, variando nos materiais, cores ou aspeto, mas partindo do mesmo pressuposto.


Agora que já sabem em que consiste o Método Montessori, procurem aplicá-lo nos ambientes frequentados pelos vossos filhos e nos brinquedos comprados na Benji para as vossas crianças!