Brinquedos musicais

Qual a importância da música na educação das crianças?

Qual a importância da música na educação das crianças?

Percebam qual a importância da música na educação das crianças

A música tem uma função muito importante na educação e no desenvolvimento das crianças e jovens. Descubram como incluí-la no crescimento dos vossos filhos.

Talvez não saibam, mas a música pode assumir um papel muito relevante na educação das crianças, favorecendo a sua expressão pessoal e a sua interação social. Através da música, é possível sensibilizar os mais pequenos para o universo das artes. 

Além disso, a música melhora as habilidades motoras, intelectuais e afetivas dos mais novos, contribuindo para o seu desenvolvimento. Percebam como tudo isto acontece e como podem incluir a música no dia a dia dos vossos filhos.

Benefícios da música na educação dos vossos filhos :

Há muitas vantagens em introduzir a música no quotidiano das crianças. Conheçam 5 dos seus principais benefícios:

1. Trabalha a sensibilidade

A música ajuda a tornar os mais novos mais sensíveis para as artes e, também, para os sentimentos e para as emoções, sendo um excelente veículo para desenvolver a inteligência emocional das crianças.

2. Estimula a criatividade

Ouvir música, sobretudo de diferentes estilos e géneros, permite que as crianças contactem. desde cedo, com várias culturas, o que desperta a sua imaginação e acaba por fazer com que os miúdos explorem mais o seu lado criativo.

3. Melhora a memória

As canções infantis são meios muito eficazes de passar mensagens importantes às crianças, já que elas têm grande facilidade em as memorizar. Não é por acaso que muitas músicas infantis falam sobre rotinas e comportamentos que os mais novos devem respeitar, como deitar cedo ou lavar os dentes, por exemplo.

4. Exercita o raciocínio lógico

A composição musical é plena de ritmo e de harmonizações. Este lado mais matemático da música ajuda a trabalhar o raciocínio lógico das crianças. 

5. Ajuda a aprender o alfabeto

A música também ajuda na expressão escrita e oral, uma vez que as canções são capazes de melhorarem o vocabulário e a dicção dos mais novos. Em alguns casos, a música até pode ser utilizada para explicar certos aspetos gramaticais mais complexos.

Como introduzir a música na educação das crianças?

Agora que já perceberam o quão valiosa a música pode ser para a evolução dos vossos filhos, anotem como torná-la mais presente no vosso dia a dia em família.

Ver filmes e desenhos animados musicados

Geralmente, os produtos de animação para as crianças têm sempre muita música, a qual se encontra aliada a temas didáticos e educativos, ligados à ciência, Natureza, história e geografia, entre outras disciplinas.

Ter aulas de canto e de instrumentos

Matricular os filhos numa escola de música é outra forma de garantir que eles colhem todos os benefícios da música, seja a aprender a cantar, seja a aprender a tocar um instrumento musical.

Levar as crianças a espetáculos ou a teatros musicais

Tal como os filmes e os desenhos animados, também os espetáculos e os teatros musicais pensados e preparados para os miúdos são meios muito eficazes de conseguir atraí-los para esta expressão artística, trabalhando a sua sensibilidade. 

Cantar músicas tradicionais

As canções tradicionais, que passam de geração em geração, também são muito importantes, já que permitem que a criança descubra o sentido de algumas palavras e aumente, assim, o seu vocabulário.

Conheçam, agora, atividades com música que podem melhorar a educação das crianças

Há ainda algumas atividades com música que podem ajudar os mais novos a exercitar a linguagem, a perceção auditiva, a coordenação motora e até a consciência corporal. Tomem nota:

1. Rimas

As rimas são uma forma lúdica e divertida de ensinar gramática e géneros textuais aos mais novos. 

Para porem em prática esta atividade, basta selecionarem o estilo de rima pretendido e pedirem à criança que crie uma pequena canção com 4 ou 6 versos. Isso aumentará o seu vocabulário, criatividade e domínio sobre as várias combinações fonéticas que é possível criar.

2. Banda caseira

Mesmo que não tenham instrumentos musicais profissionais, podem recorrer a brinquedos ou a objetos como tachos e panelas, para que os vossos filhos criem sons e melodias. Isso vai ajudar a melhorar as suas funções motoras e raciocínio lógico. 

3. Jogos musicais eletrónicos

Tirem partido das coisas boas da tecnologias e recorram às aplicações e softwares que disponibilizam jogos para cantar ou para dançar, por exemplo. Além de se divertirem, as crianças adquirem várias competências e até pode ser uma boa ocasião para elas exercitarem uma língua estrangeira, se cantarem canções noutros idiomas.

Para vos ajudar a trazer a música para o dia a dia dos vossos filhos, a Benji tem uma vasta oferta de brinquedos musicais. Visite o site e descubram por vocês mesmos!