Dicas de como "checkar" as mochilas das crianças!

Dicas de como "checkar" as mochilas das crianças!

Dicas de como "checkar" as mochilas das crianças!

Dicas de como "checkar" as mochilas das crianças

Quais as mochilas mais adequadas? O que é essencial transportarem? Como garantir que elas levam tudo consigo, sem comprometerem o bem-estar e a saúde da sua coluna?

As mochilas das crianças levantam várias dúvidas aos pais. Eis algumas das questões colocadas por quem, diariamente, tem a missão de “checkar” as mochilas das crianças. Por isso, para vos ajudar, reunimos algumas dicas super úteis.


Como escolher a mochila certa?

A Direção-Geral da Saúde e a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral já explicaram como mochilas inadequadas ou com um peso excessivo podem contribuir para problemas posturais. Estes problemas, em idade escolar, favorecem o surgimento de doenças musculoesqueléticas que se podem manter para a vida toda. 

Portanto, é essencial olhar bem para as mochilas das nossas crianças, seja para as suas características exteriores, seja para aquilo que se encontra dentro delas. Assim, prefiram mochilas com as seguintes particularidades:

  • alças largas, almofadadas e ajustáveis que devem ser usadas em simultâneo, alinhadas e colocadas uma em cada ombro;
  • cinto ajustável;
  • costas almofadadas;
  • tamanho que não deve ultrapassar a largura das costas da criança, a sua parte superior deve ficar imediatamente abaixo do pescoço e a parte inferior ao nível da cintura;
  • com rodinhas, sendo que a criança não deve ter de dobrar-se para usar a pega do trolley esticada.

Como distribuir o material na mochila?

Antes de mais, importa dizer que o peso da mochila com o material escolar incluído não deve ultrapassar 10% do peso corporal da criança. Isso significa que se a criança pesar 40kgs, não deve carregar uma mochila que pese mais de 4 kgs.

Deste modo, há que ter em conta a quantidade de itens que se coloca dentro da mochila, assim como a forma como se distribuem esses itens.

Logo, na parte traseira da mochila, na zona que fica mais próxima da coluna, deve ficar o material mais pesado, como é o caso dos livros, capas ou cadernos. Já mais à frente, mais distante da região das costas, podem ficar objetos como estojos, alimentos, entre outros itens de menor peso. 

Para conseguirem respeitar estes princípios, pode ser importante falar com a escola ou com os professores dos vossos filhos sobre a possibilidade de algum material escolar ficar guardado na própria escola.


O que não pode faltar na mochila?

O recheio das mochilas das crianças vai variar em função das suas idades e, sobretudo, do nível escolar que frequentam. 

Se nos primeiros anos de vida, a mochila que os bebés levam para a creche deve conter itens como: uma muda de roupa, produtos de higiene; chupeta; entre outros objetos; com o crescimento da criança, estes objetos começam a ser desnecessários, passando a ser substituídos por outros, destinados à sua aprendizagem em contexto escolar.

Assim, geralmente, é imprescindível que na mochila sigam livros, cadernos, estojos e, também, comida, bebida e, eventualmente, dinheiro.

Para os pais, o desafio maior surge quando a criança transita para o 5º ano de escolaridade e passa a ter várias disciplinas. A partir desta fase, é necessário que a mochila seja preparada, tendo em conta as disciplinas que a criança tem em cada dia, de modo a que não leve livros desnecessários ou que, por outro lado, tenha falta de material. Logo, quem tem filhos com 10 ou mais anos de idade, deve “checkar” as suas mochilas com o horário das aulas da criança na mão.


Muito importante é que, desde cedo, a criança comece a participar na tarefa de preparar a sua mochila para a escola. Além de lhe dar uma noção de responsabilidade, ajuda-a a perceber como deve preparar a sua mochila, de modo a que não falte nada e ainda de maneira a que o peso fique bem distribuído.

Agora que já sabem como “checkar” as mochilas das crianças, celebrem o final do ano letivo, visitando a Benji e vendo todos os brinquedos que temos para os vossos filhos!