7 dicas para ensinar as crianças a partilhar

7 dicas para ensinar as crianças a partilhar

7 dicas para ensinar as crianças a partilhar

7 dicas para ensinar as crianças a partilhar

Aprendam truques simples e práticos que vão ajudar os vossos filhos a partilhar.


O receio de dividir é algo normal nas crianças. A noção de propriedade sobre algo é muito comum nos primeiros anos de vida, altura em que os bebés até podem ser agressivos, em defesa de algo que é seu ou que desejam que assim o seja.

Porém, à medida que as crianças crescem, é essencial mostrar-lhes a importância de compartilhar, embora enquanto bebés o ensinamento desse comportamento não seja propriamente tarefa fácil, pois ainda lhes-é difícil compreender as vantagens de dar e de receber e o conceito de emprestar. 

Assim, este é um processo com avanços e recuos e que requer paciência, resiliência e, claro, insistência por parte dos pais e educadores. Para vos ajudar, reunimos 7 dicas para ensinar as crianças a partilhar.


7 dicas para ensinar as crianças a partilhar


Antes de mais, importa esclarecer que as crianças só começam a dominar o conceito de partilha a partir dos 3 anos de idade. Contudo, isso não significa que tenha logo maturidade suficiente para pô-lo em prática. Ainda assim, esta é uma boa altura para começar a seguir as próximas dicas.


Sejam um exemplo

As crianças tendem a imitar aquilo que vêem os pais fazer. Ou seja, se o pai ou a mãe dividirem algo seu com a criança ou com outra pessoa, será mais fácil ela perceber como esse é um comportamento normal e salutar que ela também deve assumir com os outros.

O gesto de pedir algo e, a seguir, agradecer também deve ser mostrado às crianças como algo natural, que ela deve fazer.


Não desvalorizem a ligação das crianças aos seus objetos

Forçar as crianças a partilharem algo que não querem partilhar, também não é benéfico. Há que respeitar a ligação que as crianças têm com os seus objetos. O objetivo deve ser sempre mostrar às crianças como partilhar os seus brinquedos não significa abdicar deles, mas sim tornar a brincadeira mais rica e divertida, porque partilhada com outros.


Exaltem como é bom quando alguém partilha algo com a criança

Se outras crianças partilharem um brinquedo com os vossos filhos, essa é uma boa ocasião para lhes mostrarem como isso é algo positivo e como as outras crianças não ficaram sem o objeto para sempre, mas apenas temporariamente. Ou seja, no fim, é sempre possível recuperar aquilo que foi emprestado.


Tentem perceber por que as crianças não querem partilhar

É também importante procurar compreender por que as crianças têm receio em partilhar algo. Será que é apenas imaturidade? Ou, na verdade, elas têm medo que as outras crianças estraguem algo que é particularmente especial para elas? 

Enquanto adultos, também há objetos que temos mais facilidade em emprestar do que outros, certo? As crianças não são diferentes e, por isso, importa ser sensível a este aspeto.


Usem reforços positivos

Sempre que as crianças partilham algo, deve reforçar-se positivamente esse comportamento, congratulando-as e até mimando-as com um carinho ou com uma pequena prenda.


Tenham calma

Há crianças que podem oferecer grande resistência ao ato de partilhar. Nesses casos, é preciso que os pais tenham calma. O crescimento e o amadurecimento vai ajudá-las a mudar esse comportamento, à medida que adquirem mais competências sociais e convivem com mais crianças.


Ensinem a partilhar o tempo e a atenção

Apesar de nos focarmos muito em objetos e brinquedos, quando falamos da importância das crianças partilharem, a verdade é que também nos referimos à importância dos mais novos aprenderem a dividir a atenção de um adulto, por exemplo.

É fundamental que as crianças percebam que um familiar, um amigo ou um professor seu também pode dedicar tempo e atenção a outras pessoas, além delas. 


Mostrem que partilhar é algo bom

As crianças não devem considerar partilhar algo mau ou aborrecido. Para isso, é importante mostrarem-lhes que este é um meio de fazerem mais amigos e tornarem as brincadeiras mais divertidas.


Aprender a partilhar é uma competência social essencial para a vida e, escusado será dizer, que é mais fácil adquiri-la na infância, do que na idade adulta. 

Portanto, não subestimem este tema tão importante e comecem o quanto antes a transmitir aos vossos filhos a importância de partilhar, seguindo as dicas super úteis que vos deixámos.