Por que muitos brinquedos são feitos de vários materiais?

Por que muitos brinquedos são feitos de vários materiais?

Por que muitos brinquedos são feitos de vários materiais?

Por que muitos brinquedos são feitos de vários materiais?

Os brinquedos das crianças têm, geralmente, muitas cores, muitos sons e, também, muitas texturas. É comum um mesmo brinquedo poder ser feito com vários materiais. Esse é um aspeto que permite estimular os sentidos do bebé, nomeadamente o tato.

Além disso, a própria história dos brinquedos mostra como este género de objetos já foi confecionado com diversos materiais, como pedras, bambu, palha, louça, vidro, areia, entre muitos outros. Saibam mais sobre este tema.

Por que muitos brinquedos são feitos de vários materiais?

Naturalmente que a partir do século XX começou a existir uma indústria de brinquedos mais profissional, organizada e democrática, que criava e vendia brinquedos, desde bonecas a jogos de tabuleiro.

Se até há uns anos era habitual haver carrinhos de madeira e bonecas de porcelana, atualmente grande parte destes itens recorre a plástico, um material resistente e de limpeza mais fácil.

Contudo, independentemente do material do brinquedo, o mais importante é que ele se revele seguro para a criança. Por isso, devem sempre comprar para os vossos filhos brinquedos certificados, que sejam preferencialmente antialérgicos e laváveis.

Brinquedos de Madeira

Os brinquedos de madeira voltaram a estar na moda e ainda bem! São sustentáveis, ecológicos e lindíssimos! Além disso, têm grande durabilidade. Já é possível encontrar este material numa grande variedade de brinquedos.

É, no entanto, importante prevenir situações de humidade e conferir se as tintas usadas neles são ou não tóxicas. Como não são tão fáceis de lavar e de limpar, os brinquedos de madeira são recomendados para crianças com mais de 3 anos de idade.

Brinquedos de madeira Janod

Brinquedos de Plásticos

O plástico continua a ser um dos materiais mais presentes nos brinquedos das crianças. Há vários tipos de plástico, como o Plástico ABS (acrylonitrile butadiene styrene), mais resistente a temperaturas elevadas.  

O plástico pode estar presente em pequenas peças ou ser o principal material usado no brinquedo. Mais uma vez, é fundamental selecionar brinquedos certificados e ter em conta a idade recomendada. Apesar de ser fácil de higienizar, os brinquedos com plástico podem ter outros materiais que enferrujam em caso de contacto com a água.

Brinquedos chicco

Brinquedos de Vinil

Semelhante ao plástico, mas mais acessível, este é o material utilizado, por exemplo, nos corpos de muitas bonecas, nos chocalhos e nos mordedores. Trata-se de um material bastante macio e suave, super lavável e sem substâncias tóxicas.

Brinquedos de Tecido

São vários os tecidos que compõem os mais diversos brinquedos. Desde as roupas dos bonecos, aos livros de pano, sem esquecer as bolas macias, são muitos os brinquedos que recorrem ao tecido para o seu enchimento ou revestimento. 

Os peluches são, talvez, o melhor exemplo, podendo ter lã, seda, algodão ou fibras sintéticas, entre outros têxteis, que proporcionam diferentes sensações e contrastes táteis. É importante confirmar que as fibras usadas não são tóxicas, nem causam alergias. Podem lavar, embora delicadamente e não de forma excessiva.

Brinquedos de tecido

Conclusão sobre os vários brinquedos

Em suma, não há materiais piores ou melhores. À medida que a criança cresce, é importante que ela contacte com o máximo de materiais possível, de modo a que consiga apreender as suas diferenças. É importante perceber que a madeira é dura e um tecido é macio ou rugoso, por exemplo.

Cada material tem uma textura, um aspeto, um cheiro e um peso distintos. Os brinquedos com vários materiais são, assim, um meio didático de ensinar e explicar às crianças essas diferenças sensoriais.

Portanto, visitem a Benji.pt e descubram todos os materiais que podem ser combinados nos brinquedos das vossas crianças.