Os brinquedos, sobretudo nos primeiros meses e anos de vida da criança, servem para estimular os seus sentidos, nomeadamente o auditivo. Não é por acaso que grande parte dos brinquedos para bebés fazem barulho e emitem sons.
Contudo, deve adequar este género de brinquedos à idade da criança e à sua motricidade. Além disso, devem ter em conta o volume sonoro desses brinquedos, pois o barulho excessivo pode prejudicar o bem-estar do bebé.
Confira os decibéis emitidos pelo brinquedo e tente regular o seu som para níveis mais baixos, sempre que possível. Também não deve permitir que a criança aproxime o brinquedo dos ouvidos. Conheçam alguns exemplos destes tipos de brinquedos.
O brinquedo que faz barulho consegue captar mais eficazmente a atenção das crianças, proporcionando diversão e sendo capaz de as manter entretidas durante mais tempo, favorecendo a interação. Conheçam alguns deles.
Logo à nascença, é costume colocar móbiles nos berços dos bebés, pois as suas formas, sons e cores estimulam a audição e a visão do recém-nascido. Além disso, a sua música é uma forma de ajudar o bebé a relaxar e a adormecer.
À medida que o bebé cresce e começa a pegar em objetos, brinquedos como as rocas ou os guizos são muito recomendados e apreciados pela criança, já que neste caso o barulho surge devido à ação do próprio bebé, ao agitar o brinquedo.
Essa é uma forma da criança começar a perceber que as suas ações podem provocar efeitos. No entanto, não se esqueça de escolher sempre rocas leves, com que o bebé não se possa magoar.
Para crianças mais crescidas, existem vários brinquedos eletrónicos que emitem diferentes sons. Falamos de instrumentos musicais, microfones, telemóveis e muitos outros objetos musicais.
Apesar dos benefícios dos brinquedos que fazem barulho para o estímulo sensorial dos bebés, há alguns cuidados e precauções a tomar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estes brinquedos não devem ter um nível de ruído superior a 85 decibéis (dB), o que nem sempre acontece. Quando este valor é ultrapassado, há riscos para a saúde auditiva da criança, mas não só.
Deixar o bebé passar muito tempo com brinquedos musicais, com níveis sonoros demasiado elevados, acima dos níveis recomendados, pode causar:
Assim, não se deve subestimar o efeito prejudicial que o uso de brinquedos que fazem muito barulho podem ter no desenvolvimento emocional e social da criança. Além disso, os brinquedos com níveis sonoros muito elevados podem interferir negativamente no processo de aprendizagem e de comunicação.
Portanto, sejam rigorosos e criteriosos nos brinquedos que fazem barulho que selecionam para os vossos filhos. Vá a Benji.pt e descubra tudo aquilo que temos para as vossas crianças!