A importância de Brincar aos Crescidos e os Brinquedos que Podem Ajudar a Fazê-lo

A importância de Brincar aos Crescidos e os Brinquedos que Podem Ajudar a Fazê-lo

A importância de Brincar aos Crescidos e os Brinquedos que Podem Ajudar a Fazê-lo

A partir dos 2 anos de idade, é comum as crianças começarem a brincar aos crescidos ou ao faz de conta. Este género de brincadeira revela-se da máxima importância para o desenvolvimento dos bebés, nomeadamente no que respeita à linguagem, mas não só.

Simular atividades associadas ao universo dos adultos ajuda as crianças a ganharem mais noção da vida real, aumentando o seu léxico e, também, o seu conhecimento acerca das tarefas do dia a dia.

Se, antigamente, para fingirem que estavam a cozinhar os mais novos precisavam de recorrer aos tachos e às panelas dos pais; hoje em dia, já existem vários brinquedos que simulam os objetos dos adultos, com a vantagem de serem mais seguros e adaptados à altura e ao tamanho das mãos das crianças. Conheçam todas as vantagens dos mais novos brincarem ao faz de conta.


A importância de brincar aos crescidos e os brinquedos que podem ajudar a fazê-lo


Expressar ideias e sentimentos

Simular atividades diárias executadas pelos adultos é uma forma das crianças manifestarem os seus interesses e, também, as suas capacidades. Além disso, é um modo dos mais novos transmitirem os seus pensamentos e emoções sobre as coisas. 

Por exemplo, quando as crianças fingem que uma boneca é sua filha, ela acaba por projetar no Nenuco as suas próprias caraterísticas, nomeadamente os seus medos ou receios. Além disso, esta brincadeira favorece a criatividade e a própria auto-estima das crianças que encontram nesta atividade uma forma de projetar os seus sonhos.


Conhecer outras realidades

Ao assumir outro papel ou personagem, as crianças têm de assumir outras perspetivas sobre as coisas, o que as ajuda a trabalhar valores tão importantes como a empatia. Através destas atividades, os mais novos passam por um importante processo de amadurecimento que contribui para que eles se tornem mais sensíveis aos sentimentos dos outros.


Enfrentar o desconhecido

Brincar ao faz de conta é, muitas vezes, uma forma das crianças enfrentarem os seus medos ou dúvidas em relação ao mundo envolvente. Um dos exemplos mais claro desta situação é brincar aos médicos. 

Ao brincarem aos médicos, os mais novos são “obrigados” a lidarem com situações que, normalmente, na vida real, os deixam mais ansiosos ou desconfortáveis. Por isso, aquelas pequenas malinhas de médico são tão úteis para, muitas vezes, ajudar as crianças a ultrapassarem alguns receios ou mesmo traumas, preparando-as melhor para as inevitáveis idas ao médico.


Resolver problemas

Solucionar problemas é algo fundamental na vida adulta e deve ser exercitado desde cedo. Brincar ao faz de conta estimula esta competência, pois há vários desafios que podem surgir nestas brincadeiras. 

Partilhar utensílios e tarefas, quando há mais de uma criança a brincar, ou improvisar, quando falta um item ou objeto, são apenas alguns exemplos de circunstâncias que estimulam nos mais novos a capacidade de resolver problemas. 


Desenvolver a linguagem e a comunicação

Ao fingirem que são outras pessoas, as crianças tendem a assumir outros papéis que podem fazer com que elas adotem não só outro tom de voz, como outra personalidade e mesmo nível de linguagem. 

Neste contexto, a comunicação revela-se da máxima importância para inventar uma história e organizar a brincadeira, distribuindo tarefas e funções. 


Como incentivar as brincadeiras de faz de conta

Apesar de, geralmente, as crianças começarem a brincar ao faz de conta por iniciativa própria, há estímulos que os pais lhes podem dar para que elas possam tirar o máximo partido destas atividades. Eis algumas dicas:


  • Ler histórias: Os livros infantis são uma fonte imensa de inspiração para as brincadeiras de faz de conta. Por isso, leiam muitas histórias aos vossos filhos e convidem-nos a recriá-las.
  • Dar peluches e fantoches às crianças: Os peluches e fantoches podem encarnar um sem número de personagens. Podem ser alunos, filhos, animais, monstros,... tudo aquilo que os mais novos quiserem. As crianças costumam atribuir sentimentos e emoções a estes bonecos, por isso eles revestem-se de grande importância para as crianças.
  • Oferecer roupas e acessórios de fantasia: Os disfarces podem ser usados durante todo o ano e não apenas no Carnaval. Portanto, deixe que os mais novos vistam roupas e usem acessórios de fantasia e se maquilhem (mesmo que seja a fazer de conta) durante as brincadeiras. Essa é uma forma de interpretarem outras personagens.
  • Ter tempo para brincar: É cada vez mais importante reforçar a importância de ter tempo para brincar. As crianças precisam desse tempo, sobretudo para as brincadeiras de faz de conta que são sempre mais demoradas e complexas.
  • Comprar os brinquedos certos: Há uma panóplia de brinquedos que podem oferecer aos vossos filhos para, de forma fácil e segura, eles conseguirem interpretar todos os personagens e histórias que desejarem. Cozinhas e acessórios de cozinha, malas de ferramentas,... são apenas alguns exemplos de brinquedos que podem ajudar os vossos filhos a brincarem aos crescidos.

Para conhecerem todos os brinquedos que estão disponíveis para estas brincadeiras, vão até à Benji e explorem toda a nossa oferta no site.