Os brinquedos são fonte de diversão e de aprendizagem para os mais novos, mas constituem muitas vezes uma dor de cabeça para os pais que não sabem onde guardar todos os brinquedos da criança.
De um modo geral, para manter os brinquedos organizados, devem ir reciclando e doando aquilo com que a criança já não brinca e optar por um método de arrumação no qual a criança possa participar pois, desde cedo, devem ensiná-la a guardar os brinquedos, depois da brincadeira terminar. Sigam as nossas dicas e mantenham os brinquedos nos sítios certos.
Estão a ver aqueles móveis, geralmente de plástico, com gavetas transparentes? Essas são peças super úteis para arrumar os brinquedos, já que permitem organizá-los por tipos e, como são transparentes, é fácil identificar o que está guardado em cada gaveta, nomeadamente pela própria criança que, assim, não mexerá nas gavetas todas até encontrar o brinquedo que procura.
Alguns destes móveis podem ainda ser guarnecidos com outros acessórios de arrumação, como cestos de malha ou de tecido.
A melhor forma de evitar que os brinquedos se espalhem por toda a casa é ter uma divisão ou um espaço dedicado à brincadeira. Deste modo, a criança sabe que aquele é o espaço para onde pode levar os seus brinquedos.
Até certa idade é preferível ser o adulto a ir buscar os brinquedos, pois a tendência da criança será a de simplesmente retirar tudo para fora dos móveis, sem sequer despender um único minuto a brincar seja com que brinquedo for.
Nessa fase, guardar os brinquedos em armários que possam ser trancados ou que a criança não possa abrir é uma boa opção.
O material escolar constitui uma das principais fontes de desarrumação numa casa com crianças. Neste sentido, os cestos podem ser um bom item para manter todo o material arrumado e, ainda assim, ao alcance da criança, quando ela o quiser utilizar.
Depois de ter filhos, os tapetes revestem-se de novas funções. Além de protegerem do frio, eles evitam que a criança suje, risque ou manche o chão, facilitando a arrumação e a limpeza, sobretudo se forem em plástico ou vinil.
Também já existem tapetes próprios para brincar que, além de terem motivos infantis, podem ser fechados como um saco, guardando brinquedos no seu interior.
É caso para dizer: “Se não os podem vencer, juntem-se a eles!”. Os brinquedos podem fazer parte da decoração de um quarto de criança. Seja um boneco de peluche sobre a cama, seja uma ardósia pendurada na parede. Uma casinha de bonecas, uma coleção de carrinhos ou uma mesa de atividades podem completar todo o cenário.
Deixem a criança escolher os seus brinquedos favoritos e distribuí-los em locais de destaque, como o cantinho da cama ou a superfície de uma mesa.
Visitem a Benji e descubram algumas soluções de arrumação para os brinquedos dos vossos filhos.