O vosso bebé vai para a creche

O vosso bebé vai para a creche pela primeira vez?

O vosso bebé vai para a creche pela primeira vez?

O vosso bebé vai para a creche pela primeira vez. Saibam o que fazer?

Percebam como devem proceder no primeiro dia de creche dos vossos filhos.

As crianças podem entrar na creche com diferentes idades. Com apenas meses de vida ou já depois de terem completado o primeiro aniversário. Naturalmente que os desafios são diferentes em função da idade que a criança tem. 

Contudo, o momento de os pais deixarem os filhos a primeira vez na creche cria sempre muita ansiedade na família que não sabe como lidar se a criança chorar para ficar na escola, por exemplo.

Muitas vezes, a creche representa o primeiro momento de separação entre os pais e a criança e, como tal, é importante saber gerir esse afastamento que não só afeta os mais pequenos, como os próprios pais. Confira as nossas dicas para que todo o processo decorra da forma mais serena possível para todos.

Respeitar o processo de adaptação

O processo de adaptação é sempre algo individual e o processo de adaptação à creche não é exceção. Este é um processo que deve ser respeitado, tanto no que concerne à adaptação da criança, como à adaptação dos pais.

Assim, em alguns casos, pode ser aconselhável que, inicialmente, a criança fique, apenas, na creche por pequenos períodos de tempo, prolongando a sua estadia à medida que se vai adaptando. Noutros casos, em que a adaptação é mais rápida, a criança pode cumprir logo o horário total previsto. 

Assim, é essencial que a creche seja capaz de responder a estas variáveis e que se consiga adaptar aos ritmos, rotinas, gostos e necessidades de cada bebé. Para isso, é útil que haja uma comunicação estreita entre os pais e a educadora das crianças.

Controlar a ansiedade

Não há dúvidas de que uma das principais formas de conseguir que todo este processo decorra com a máxima harmonia é controlar a ansiedade quer das crianças, quer dos pais. Além disso, a família deve confiar no estabelecimento de ensino em que deixa o bebé, assim como nos profissionais que lá trabalham, caso contrário transmitirá todas essas inseguranças e receios à criança.

Mais uma vez, a proximidade com a creche é importante para que os pais possam partilhar todas as informações que achem relevantes sobre o seu bebé (desenvolvimento, rotinas alimentares e de sono, problemas saúde,...), assim como as dúvidas ou os medos que tenham.

Lidar com o choro

No primeiro dia de creche (e, algumas vezes, nos dias seguintes!), é provável que pais e crianças acabem por chorar no momento da separação. Contudo, apesar de ser doloroso para os pais, o choro da criança apenas significa que os miúdos são capazes de expressar as suas emoções e reagirem a um espaço e a pessoas que ainda não conhecem.

Uma vez que é uma reação comum e normal, todos os profissionais das creches estão preparados para lidar com essas situações e conseguir que as crianças se acalmem, distraiam e acabem por se divertir!

E, afinal, o que é que as crianças devem levar para a creche?

A resposta a esta pergunta pode sempre variar de creche para creche e até de criança para criança. Por isso, é importante informarem-se junto da creche dos vossos filhos acerca do material que é suposto eles levarem.

No entanto, de um modo geral, costuma ser necessário:

  • muda de roupa;
  • pacote de fraldas e demais produtos de higiene da criança;
  • lençóis para cama de grades;
  • chupeta e objeto com que a criança goste de dormir;
  • comida e água (se necessário). 

Ideias essenciais a reter:

  • Não transmitam nervosismo e ansiedade à criança;
  • Preparem tudo o que é preciso na véspera, para evitarem o stress e as correrias matinais;
  • Evitem prolongar o momento da despedida;
  • Partilhem experiências com outros pais que estejam a viver o mesmo momento;
  • Confiem nos profissionais da creche onde colocaram o vosso filho; 
  • Encarem esta fase como um desafio a ser ultrapassado com sucesso por toda a família.

A Benji está contigo em todas as situações e momentos da vida das vossas crianças e, por isso, na nossa loja online encontram vários brinquedos e bonecos que podem tornar-se amigos inseparáveis do vosso bebé na creche. Visitem o site e vejam por vocês mesmos!