brinquedos que estimulam a linguagem

Brinquedos que estimulam a linguagem das crianças

Brinquedos que estimulam a linguagem das crianças

Descubram brinquedos que estimulam a linguagem das crianças!

Quando se pensa em brinquedos que estimulam a linguagem das crianças, a primeira ideia que nos surge são: livros. Contudo, há muitos outros objetos que podem ser usados para exercitar a fala do bebé. 

De acordo com os especialistas, todos os brinquedos sensoriais e com formas, cores, letras e números têm potencial para ajudar a desenvolver a linguagem das crianças. Conheçam alguns bons exemplos.

Descubram brinquedos que estimulam a linguagem das crianças!

Os brinquedos que exercitam a fala das crianças costumam recorrer à repetição e à memorização de palavras, por parte das crianças, que depois as devem aplicar em diferentes contextos, seja na resolução de problemas, seja na construção de algo. Assim, mais do que decorar termos, as crianças percebem o seu significado e função.

Por isso, segundo os especialistas, é preferível a criança saber menos palavras, mas perceber o seu contexto e uso, do que apenas acumular a memorização de termos, ao jeito de um dicionário.

À semelhança do que acontece quando aprendemos uma língua estrangeira, o objetivo não é decorar o dicionário, mas saber usar as palavras no momento certo e, principalmente, conseguir comunicar e fazermo-nos entender. 

Há vários brinquedos que podem ser aliados perfeitos neste contexto, nomeadamente aqueles que remetem para a realidade quotidiana e para a representação do mundo que rodeia a criança. Confiram os exemplos.

Livros:

Sem dúvida que contar histórias e mostrar ilustrações é um meio eficaz não só de estimular o gosto pelos livros, como o desenvolvimento da linguagem, em todas as idades.

Livros para crianças

Animais:

Os brinquedos com animais, sobretudo aqueles que emitem sons, como as quintas interativas, por exemplo, são ótimos recursos para a criança explorar os nomes dos animais, os sons que fazem, as suas cores,... além de se poder explorar vários posicionamentos como: dentro e fora, em cima ou em baixo,...

Animais para brincar

Blocos de montar

Os famosos legos também podem ajudar a desenvolver a fala da criança, já que através da interação social e da resolução de problemas, os mais novos têm de ser capazes de identificar formas, cores e adjetivos, como: grande/pequeno, alto/baixo, mais/menos.

Bonecas:

Com as bonecas e as casinhas de bonecas, as crianças podem replicar várias atividades e tarefas, como dar banho, levar a passear, alimentar, trocar a fralda,… Todas essas ações vão ajudá-las a aumentar o seu campo lexical e a estimular o seu uso no dia a dia.

Brinquedos sensoriais:

Brinquedos que estimulam os sentidos das crianças vão, também, ajudar a desenvolver a sua fala, ao estabelecer a relação entre os conceitos e a sua experiência prática. Ao tocar num brinquedo com diferentes texturas, a criança não só fica com a noção sensorial dessas texturas, como dos adjetivos que caraterizam cada uma.

Cozinha:

As cozinhas de brincar e os seus acessórios são excelentes para alargar o vocabulário descritivo da criança. Além disso, ela terá de criar uma sequência de ações, desde a confeção da refeição até servi-la. 

Complemente este brinquedo com packs de alimentos de brincar que deve tentar que sejam próximos daqueles que as crianças costumam consumir no dia a dia.

Cozinha para brincar

Corpo humano:

Os bonecos de vestir, de despir e até de desmontar são muito úteis para ajudar a criança a conhecer os nomes das várias partes do seu corpo. Comece por insistir na zona do rosto, alargando depois o léxico para o resto do corpo.

Artes manuais:

Desenhar, pintar, moldar plasticina,... são apenas alguns exemplos de atividades criativas que estimulam o pensamento crítico e o raciocínio das crianças, favorecendo o desenvolvimento da sua linguagem.

Visitem a Benji e descubram estes e outros brinquedos que estimulam a linguagem das crianças!