Brinquedos para 12 meses

Brinquedos e brincadeiras para bebés dos 12 aos 24 meses

Brinquedos e brincadeiras para bebés dos 12 aos 24 meses

A etapa dos 12 aos 24 meses de idade marca o amadurecimento do bebé e a sua maior autonomia. Ele está cada vez mais seguro das suas competências, assim como apresenta uma maior mobilidade.

A criança gosta de explorar diferentes objetos e materiais e procura os brinquedos cada vez com mais intenção e consciência. Também entende mais palavras e gestos, sendo capaz de cumprir certas indicações.

Assim, os brinquedos continuam a ser aliados fundamentais neste processo de crescimento e de desenvolvimento do bebé. Porém, há que saber quais os mais apropriados, pois quantidade não é sinónimo de qualidade. Confiram as nossas sugestões.

Brinquedos e brincadeiras para bebés dos 12 aos 24 meses:

Entre os 12 e os 18 meses

Brinquedos que se deslocam

Nestas idades, a maior parte dos bebés já consegue caminhar, por isso todos os brinquedos que convidem à sua deslocação de um ponto a outro são benéficos. Alguns exemplos desses brinquedos são os carros e os animais

Além de empurrarem brinquedos e correrem atrás deles, nesta fase, os bebés também gostam de colocar os brinquedos a subirem e a descerem superfícies, apreciando particularmente o movimento do escorrega.

Ao contrário do que acontecia até esta idade, neste momento, é vantajoso deixar os brinquedos sobre o sofá ou uma mesa, de modo a incentivar a criança a permanecer mais tempo de pé e a ganhar agilidade e força nas pernas. Por isso, as mesas de atividades podem ser um bom investimento.

Para exercitar a marcha e mesmo a corrida, pode estimular a criança a chutar a bola

Além destas brincadeiras que exploram mais a parte motora do bebé, é imprescindível não descurar noutras atividades, como ler histórias, que sejam curtas e reflitam sobre as rotinas do dia a dia da criança, como comer, dormir ou tomar banho. Isso ajuda a aumentar o vocabulário do bebé e favorece a sua motricidade fina, ao folhear o livro.

Esta também é a idade certa para os brinquedos de encaixar, como puzzles e legos, os quais ajudam a apurar competências como a resolução de problemas. 

Neste período da vida da criança, também é importante estimulá-la a sentar-se e a levantar-se várias vezes. Por isso, depois de brincar, pode ser didático colocar a criança a arrumar os seus brinquedos devendo, para isso, deslocá-los de uma mesa para um cesto que está no chão ou vice-versa.

Entre os 18 e os 24 meses

A caminho dos dois anos de idade, o bebé adora conhecer animais, ficar a saber quais os sons que fazem, como se deslocam, onde vivem e o que comem. Assim, todos os brinquedos com animais são atrativos para esta faixa etária.

Além das brincadeiras mais tradicionais e intemporais, como a apanhada e as escondidas, as imitações também têm muito sucesso junto dos mais novos. Eles gostam de fingir que são adultos e, por isso, brinquedos como os telemóveis de brincar costumam fazer grande sucesso em crianças destas idade. 

Além da marcha e da corrida estarem cada vez mais aperfeiçoadas, o bebé continua a gostar de empilhar objetos e, principalmente, vê-los cair. Se fizer barulho, tanto melhor! Portanto, aposte neste tipo de brinquedo.

Há muitos brinquedos e brincadeiras que os bebés de 1 e de 2 anos vão adorar experimentar. E o melhor é que os brinquedos vão passando de fase para fase, assumindo diversas funções e estimulando diferentes competências. 

Visitem a Benji e fiquem a conhecer estes e outros brinquedos para os vossos bebés!