brinquedos para crianças

Brincadeiras essenciais para bebés dos 0 aos 12 meses

Brincadeiras essenciais para bebés dos 0 aos 12 meses

Desde que nascem até completarem um ano de vida, os bebés crescem imenso e adquirem uma série de novas competências. Por isso, as suas brincadeiras também vão mudando, assim como a forma de os estimular. Saber como brincar com o bebé, em função da sua idade, é fundamental, de modo a garantir que o jogo é estimulante para ele e que o ajuda a ganhar novas capacidades. Fiquem a saber mais.

Brincadeiras essenciais para bebés dos 0 aos 12 meses

Brincar com… móbiles e peluches

Até aos 3 meses de vida, o bebé demonstra interesse em tudo o que mexe e que se movimenta, principalmente se estiver acompanhado de cor e de som. Como nesta fase a criança ainda passa grande parte do tempo deitada, é comum ela olhar para o teto. 

Neste sentido, os móbiles são ótimas opções para estimular a visão e as reações do bebé.

Também nesta fase é frequente o bebé começar a agarrar objetos. Por isso, é uma boa altura para lhe oferecerem brinquedos fofos e macios, com que ele possa brincar.

Brincar com… rocas, mordedores, livros, etc.

A partir do terceiro mês de vida, o bebé começa a perceber que os seus movimentos corporais têm consequências. Ou seja, se ele tem uma roca na mão, ele percebe que, ao agitá-la, aquele brinquedo irá produzir um som. Nesta fase, o bebé já pode ser colocado de costas num tapete, rodeado pelos seus brinquedos favoritos.

Brincar com… animais, bolas, cubos, etc.

Entre os 4 e os 6 meses, o bebé vai ensaiando a capacidade de se sentar, o que lhe vai dar uma perspetiva diferente sobre os objetos e permitir que ele comece a brincar de maneira diferente. Nessa altura, os animais, as bolas e os cubos são muito apreciados, assim como as argolas, as rocas, os livros e os mordedores.

Brincar com… carrinhos

Entre os 6 e os 9 meses, os bebés vão ganhando cada vez mais competências motoras, desde o sentar ao gatinhar. Nesta fase, eles também começam a conseguir fazer pinça (juntar o polegar ao indicador) e a conseguir passar um objeto de uma mão para outra, intencionalmente. Portanto, nesta etapa, todos os brinquedos que estimulem o movimento são apreciados pela criança.

Brincar com… brinquedos didáticos

Dos 9 aos 12 meses, o bebé evolui bastante, tanto em termos motores, como cognitivos. Ele pode começar a caminhar, mas também a dizer as primeiras palavras. Por isso, além de brinquedos que encorajem a sua locomoção, é importante estimulá-los com brinquedos interativos e sonoros, que lhe ensinem algumas palavras e sons.

Depois de terem conferido todas estas sugestões, não se esqueçam que, além de ter brinquedos, o bebé precisa de companhia. 

Portanto, passem algum tempo com a criança e com os brinquedos, de modo a mostrarem-lhe todas as potencialidades destes amiguinhos fofos, coloridos e divertidos!