a importância do professor na educação da criança

Qual a importância do professor na educação da criança?

Qual a importância do professor na educação da criança?

Qual a importância do professor na educação da criança?

Percebam por que é tão importante a relação professor-aluno no contexto escolar.

O professor faz parte da nossa vida desde que entramos para a escola até ao momento de que de lá saímos. Claro que o seu papel e a sua forma de atuar vai mudando à medida que vamos crescendo e necessitando de coisas diferentes.

No que diz respeito à educação infantil, o professor tem um papel essencial que vai muito além do de cuidador. Ele tem como função ajudar a criança a ampliar os seus relacionamentos e conhecimentos, além de contribuir para construir a sua identidade.

Qual a importância do professor na educação da criança?

Quando falamos nos primeiros anos de vida da criança, sobretudo do nascimento aos 3 anos, o professor é responsável pelos cuidados básicos do bebé. A baixa autonomia da criança faz com que os miúdos precisem de explorar as primeiras fases do desenvolvimento humano.

Logo, nesta etapa, espera-se que o professor esteja presente em tarefas básicas, como trocar as fraldas, alimentar o bebé, dar-lhe banho e até adormecê-lo. Porém, o campo de ação do professor deve ir mais além, sobretudo com crianças a partir dos 3 anos de idade.

Ensino pré-escolar

Nesta faixa etária, o professor deve ser capaz de se envolver um pouco mais na realidade extra-escolar do aluno, perceber quais são as suas principais dificuldades e necessidades e, finalmente, contribuir para o seu desenvolvimento global.

Nesta idade, criar laços afetivos é fundamental e, por isso, o professor deve ser muito carinhoso e paciente com a criança.

Professores ajudam crianças

Como deve o professor promover o desenvolvimento da criança?

Para promover o desenvolvimento infantil, não basta ficar pelos cuidados básicos, mas também contribuir para a evolução cognitiva e física dos miúdos. Para isso, é preciso brincar. Brincar muito!

Através das brincadeiras, a criança consegue criar e recriar situações da vida real, ao mesmo tempo que faz uso da imaginação, o que a dota de várias competências, tais como:

  • atenção, concentração e foco;
  • coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade;
  • memória e raciocínio-lógico;
  • expressividade;
  • força.

A partir de jogos e de atividades, o professor consegue não só estimular o aluno, como detetar as suas dificuldades e ajudá-lo a ultrapassá-las. Isto, porque cada criança é diferente e é essencial ser capaz de compreender essa individualidade no processo ensino-aprendizagem.

“Abrir horizontes…”

O professor deve ser capaz de abrir ao máximo os horizontes da criança, transmitindo-lhe conhecimentos que expandam a sua forma de ver o mundo.

Contudo, metodologicamente, essa passagem de informação deve ser feita por meio do questionamento e da reflexão da própria criança, de forma a torná-la num ser pensante, crítico e autónomo.

Para tal, há muitas atividades lúdicas que o professor pode realizar com a criança para incentivar a livre expressão de pensamentos, emoções, ideias, imaginação,... Nessas atividades, o professor deve assumir mais o papel de mediador do que de ator ou de protagonista.

O professor deve ser um exemplo a seguir

O comportamento do professor deve servir de modelo e de referência para a criança. 

Além disso, é importante que o professor transmita, em palavras e gestos, valores essenciais como a ética, o respeito, a cooperação, a dignidade, a diversidade, a solidariedade, a fraternidade, o amor, a inclusão, entre muitos outros. Tudo isto facilita a integração social da criança.

Assim, evitam-se situações de conflito ou de bullying, ao mesmo tempo que se fomentam atitudes de entreajuda e de amizade. Um professor tolerante ensina à criança a importância da tolerância e como também ela o deve ser no seu dia a dia.

Ensinar crianças na escola

Conclusão

O papel de um professor é, por isso, bastante complexo, principalmente quando falamos de um público como as crianças que ainda se encontram numa fase de franco desenvolvimento e que, além de aprenderem, precisam de muito afeto e carinho.

Felizmente, hoje em dia, já são muitos os recursos que os professores podem utilizar dentro e fora da sala da aula para conseguirem pôr em prática muitas das atividades que referimos anteriormente.

Na Benji, encontram vários brinquedos educativos, artísticos, musicais e, claro, muitos livros! Tudo o que pais e professores precisam para crianças estimuladas e divertidas!