Criança bilíngue

Ensinar outro idioma afeta o desenvolvimento da língua materna?

Ensinar outro idioma afeta o desenvolvimento da língua materna?

Criança bilíngue: Ensinar outro idioma afeta o desenvolvimento da língua materna?

Será que ensinar um novo idioma a uma criança pode ser algo prejudicial para ela?

Esta é uma questão que preocupa muitos pais, uma vez que as crianças entram em contacto, cada vez mais cedo, com idiomas estrangeiros, ou seja, com línguas que não as nativas.

A principal preocupação dos pais e educadores é que o idioma estrangeiro possa dificultar a aprendizagem da língua materna, por vezes ainda mal dominada pela criança. Felizmente, já existe muita pesquisa sobre este tema e, por isso, já é possível responder com propriedade à pergunta enunciada no início deste artigo.

Criança bilíngue: ensinar outro idioma afeta o desenvolvimento da língua materna?

A abertura de cada vez mais escolas de línguas e bilíngues, o consumo cada vez mais frequente de produtos de entretenimento noutras línguas e a própria introdução de novos idiomas no ensino infantil e pré-escolar são uma tendência crescente que suscita algumas dúvidas nos pais.

Mas, afinal, se o nosso filho ainda está a aprender a sua língua materna, será que ele é capaz de aprender outro idioma, sem que isso o perturba ou confunda?

Na verdade, a investigação científica tem revelado que dominar dois idiomas traz muitos benefícios para o desenvolvimento infantil.

Isto é particularmente evidente no caso de famílias bilíngues. Impedir que se fale à criança nos dois idiomas da família é privar a criança de memórias, de sentimentos e da sua própria cultura.

Ambiente familiar e ensino

Contudo, convém destrinçar dois aspetos bastantes diferentes. 

Naturalmente que aprender dois idiomas porque, por exemplo, no ambiente familiar são faladas duas línguas é distinto de aprender um idioma através de um processo formal de aulas, em que existe a figura do professor e do aluno.

Ler para bebés

Ambiente familiar

Quando se trata de uma família bilíngue, a sugestão é para que cada membro da família fale com o bebé na sua língua nativa. Assim, a criança vai adquirir desde cedo essa noção bilíngue e acabará por se tornar fluente em ambos os idiomas. 

Porém, para evitar confusões, a pessoa que costuma falar com o bebé em inglês, por exemplo, deve sempre fazê-lo nesse idioma e não noutro, pois isso ajudará o bebé a diferenciar as línguas, associando cada idioma à respetiva pessoa.

Mais tarde, é natural que a criança privilegie um idioma como forma de comunicar, ainda assim não irá perder a sua fluência na outra língua.

Ensino

Quando toda a família fala o mesmo idioma, mas decide colocar a criança a aprender outra língua, sobretudo se num regime mais intensivo, como o de uma escola internacional, também não há quaisquer efeitos negativos descritos sobre alterações na linguagem.

Este é exatamente o mesmo processo que ocorre com a língua materna. Inicialmente, a criança passa por uma fase de compreensão, até conseguir começar a verbalizar palavras e a construir frases.

Há “contra-indicações”?

De acordo com a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), a aprendizagem bilíngue não está desaconselhada, mesmo em caso de alterações na linguagem como atraso de linguagem, deficiência auditiva, síndrome de Down, dislexia, apraxia, entre outras. 

Nestes casos, irá acontecer o mesmo que sucede com a língua materna, ou seja, o processo de aprendizagem da criança pode ser mais difícil e demorado. 

Crianças que falam mais línguas

Sentimos que o nosso filho tem uma especial dificuldade em aprender outro idioma?

Se o vosso filho não revela dificuldades similares noutras disciplinas e se já tiverem sido despistados todos os outros problemas que podem complicar a aprendizagem de um novo idioma (distúrbios de linguagem, dificuldades de audição,...), então é importante ponderar acerca da metodologia de ensino aplicada, do material pedagógico utilizado, da empatia com o professor e com os colegas, entre outros fatores que podem estar a prejudicar este processo de aprendizagem.

Na Benji, encontram vários brinquedos bilíngues que permitem que a criança vá explorando como se dizem certas palavras noutras línguas. 

Explorem o nosso site e proporcionem aos vossos filhos experiências bilíngues que eles certamente vão adorar e os vão fazer crescer!