Ter amigos é algo essencial em qualquer fase da vida, embora o seu papel vá mudando à medida que crescemos. Na infância, a amizade contribui de forma determinante para o desenvolvimento da criança, a vários níveis.
O processo de identificação e de interação estimula nos mais pequenos competências interpessoais que os vão ajudar também na vida adulta, como é o caso da construção de relações, do convívio, da lealdade, da confiança, da empatia, entre outras.
Com a passagem do tempo, é natural que as amizades se tornem profundas e emocionais, assentando mais no diálogo e na partilha. Contudo, o toque e a diversão fazem também parte deste processo. Fiquem a perceber melhor o conceito de amizade na infância.
Antes de mais, vale a pena desconstruir o significado da palavra amigo para a criança. Normalmente, os miúdos assumem como amigos todos aqueles com que se relacionam e que, não sendo da sua família, pertencem mais ou menos à sua faixa etária.
Porém, por vezes, a criança também pode olhar, simultaneamente, para os familiares mais próximos como amigos, sobretudo se brincarem muito com ela.
Já afirmámos que é fundamental os miúdos terem amigos. Mesmo que em número reduzido, um amigo próximo é suficiente para ajudar a melhorar as capacidades da criança em comunicar e em lidar com os problemas e os resolver.
Além disso, com um amigo, os miúdos contactam tanto com sentimentos bons, como com menos bons, como os gerados por situações de competição ou de desentendimento. Convém dizer que mesmo os conflitos são importantes para dar à criança uma formação mais sólida e fazer com que ela consiga gerir, por um lado, a desavença e, por outro lado, o desejo de recuperar a relação. Assim, é mais fácil que ela adquira estratégias para solucionar os dilemas que lhe venham a surgir, ao longo da vida.
Brincar não tem limites e, por isso, a interação entre as crianças pode ser consumada de muitas formas. Porém, geralmente, a amizade na infância costuma traduzir-se em brincadeiras, jogos e conversas.
Estas atividades representam marcos essenciais na idade infantil. Ao brincar, a criança tem oportunidade de explorar um pouco mais o mundo e experimentá-lo. Já nos jogos, nomeadamente desportivos, os miúdos têm oportunidade de exercitar o corpo e a sua coordenação motora. Finalmente, conversar permite que a criança reflita sobre si e o seu olhar sobre o mundo e treine a sua capacidade de ouvir, de falar e de respeitar a perspetiva do outro.
Normalmente, as crianças têm grande predisposição para se relacionarem umas com as outras e, por isso, não é necessário fazer muito para proporcionar amizades entre elas. É um processo natural que apenas precisa de ser favorecido pelos pais, deixando que os miúdos frequentem espaços com outras crianças, como é o caso da escola, parques infantis, atividades extra curriculares, etc.
Também não importa se as amizades duram muito tempo ou se os miúdos se encontram com muita frequência. A amizade, independentemente das suas características, influencia sempre o processamento cognitivo e afetivo da criança.
Portanto, a distância ou mesmo a separação dos amigos podem até ser relevantes para ajudar os miúdos a lidarem com sentimentos como a saudade, por exemplo.
Entendidos que estão os muitos benefícios da amizade na infância, que tal visitarem a Benji e selecionarem um brinquedo especial para os vossos filhos e os seus amigos explorarem nestas férias de verão.
Neste período do ano, o tempo costuma sobrar e as crianças têm mais disponibilidade para fazerem o que fazem melhor: brincar, brincar, brincar!