O papel da música nos primeiros meses de vida do bebé!

O papel da música nos primeiros meses de vida do bebé!

O papel da música nos primeiros meses de vida do bebé!

A importância da música e dos brinquedos musicais no desenvolvimento dos bebés. 

Vários especialistas e estudos têm comprovado o papel relevante da música no desenvolvimento do ser humano, nomeadamente dos bebés e das crianças.

Não é por acaso que muitas brincadeiras de infância têm por base música, seja canções com rimas, seja canções de embalar.

Além disso, importa referir que a audição é um dos primeiros sentidos que desenvolvemos. Os bebés começam a ouvir logo aos 5 meses de gestação. Por essa razão, ouvir música calma e relaxante durante a gravidez é extremamente recomendável. Fiquem, agora, a compreender melhor as vantagens da música e dos brinquedos musicais no desenvolvimento do vosso bebé.


A importância da música e dos brinquedos musicais no desenvolvimento dos bebés:


Cognitivo

Há várias pesquisas que demonstram uma relação de proximidade entre o contacto com a música e o desempenho académico. A música potencia a aprendizagem cognitiva, nomeadamente os raciocínios lógico, espacial e abstrato. Ouvir música também contribui para expandir os canais neuronais e ligar os dois hemisférios cerebrais.


Sócio emocional

Uma música calma é capaz de tranquilizar o bebé, enquanto uma melodia mais acelerada é capaz de o agitar. Ouvir música pode ainda tornar o bebé mais interativo e comunicativo, além de lhe dar alguma disciplina e contribuir para a sua própria identidade.


Motricidade

A música também estimula o movimento, nomeadamente através da dança, o que desenvolve a motricidade grossa e fina do bebé. O próprio ato de pegar e agitar um chocalho já contribui para o desenvolvimento motor da criança.


Concentração

A música capta a atenção do bebé, ajudando-o a ficar focado e a repetir os sons e as melodias que ouve, melhorando os seus níveis de concentração. 


Memória

O timbre, o tempo e o tom de uma melodia são capazes de estimular competências como a memória das crianças.


Brinquedos musicais


Por todos estes motivos, é aconselhável incluírem a música no dia a dia do vosso filho, desde o nascimento. Na Benji, encontram vários brinquedos musicais, para diferentes idades, como projetores ou instrumentos musicais.


Projetor Next 2 Stars

Desde o nascimento que podem usar este projetor para tornarem as noites do vosso bebé mais calmas e tranquilas. Além de uma melodia serena, ele tem três efeitos luminosos distintos e sensor de ativação sonora. Está disponível em azul e cor de rosa.


  • Ver artigo

  • Maracas

    Se o vosso bebé já segura em objetos, então esta é a altura ideal para lhe oferecerem estas maracas. A criança vai delirar com os sons desta roca. Além disso, ela tem pontas coloridas e pompons macios para que o bebé não se magoe.


  • Ver artigo

  • Mesa Musical

    Para bebés mais crescidos, a partir dos 12 meses, encontra esta mesa com duas marretas e peças coloridas que estimulam os vários sentidos da criança, como a audição, a visão e o tato. Além disso, com esta mesa, o vosso filho começará a explorar diferentes sons e a desenvolver o seu lado mais criativo.


  • Ver artigo

  • Visitem a Benji e confiram todos os brinquedos musicais disponíveis.