Campos de férias: sim ou não? Ajudamos a dar a resposta!

Campos de férias: sim ou não? Ajudamos a dar a resposta!

Campos de férias: sim ou não? Ajudamos a dar a resposta!

Campos de férias: sim ou não? Ajudamos a dar a resposta!

As férias escolares estão aí e é preciso encontrar alternativas divertidas e lúdicas para crianças e jovens.

Campos de férias: sim ou não? Dizemos-lhe o que considerar.


As férias de verão são uma oportunidade para os mais novos brincarem, mas também aprenderem e explorarem coisas novas.

Se há alguns anos quase todas as crianças e jovens tinham avós com casas com espaços ao ar livre ou, pura e simplesmente, podiam ir brincar para a rua; hoje em dia, essa não é uma opção viável para muitos, pelo que é preciso procurar uma alternativa às tecnologias e aos ecrãs dos dispositivos eletrónicos.

Neste sentido, os campos de férias podem apresentar-se como uma boa solução. Mas quais os aspetos a ter em conta antes de inscreverem os vossos filhos num campo de férias? Contamos-lhe tudo!


Campos de férias: sim ou não? Ajudamos a dar a resposta!


De um modo geral, os campos de férias podem trazer vários benefícios ao desenvolvimento e crescimento de uma criança ou jovem, nomeadamente:

  • facilitar a integração social;
  • fomentar o sentido de cidadania;
  • aumentar o interesse pelo meio ambiente;
  • estimular o exercício físico;
  • melhorar a autoconfiança;
  • contribuir para o desenvolvimento pessoal.

Além destes benefícios, há ainda outras vantagens que os campos de férias podem ter e que vale a pena considerar.


Fazer novos amigos

Durante o campo de férias, é inevitável os mais novos conhecerem outras pessoas e, assim, estabelecerem amizades e socializarem. Além disso, é fundamental cooperar e trabalhar em equipa, o que implica negociar e relacionar-se com os outros, de modo a chegar a um acordo que agrade a todos.

Gerir as emoções e exercitar a empatia são outras valências exploradas, as quais permitem desenvolver a inteligência emocional das crianças e jovens. 


Ser mais resiliente e confiante

Num ambiente seguro, controlado e protegido, é mais fácil conferir autonomia e liberdade aos mais novos para que eles possam experimentar atividades que, habitualmente, não fazem parte das suas rotinas diárias.

Alguns exemplos são tão simples como andar de canoa ou montar uma tenda, mas podem ter grande impacto no amadurecimento emocional da criança ou jovem que, assim, desenvolve valores fundamentais para o seu futuro, como a resiliência, a confiança, a criatividade e a responsabilidade.


Fomentar capacidades físicas e motoras

É fundamental que as crianças e os jovens pratiquem cerca de 1 hora de exercício físico diário. Tal não só contribui para o seu bem-estar psicológico, como físico, combatendo um dos maiores problemas de saúde pública atuais, a obesidade infantil e juvenil.

Neste sentido, os campos de férias também são um convite à prática desportiva e à atividade física, através do estímulo de jogos e de exercícios que “obrigam” os mais novos a caminhar, correr e saltar, por exemplo.


Contactar com a Natureza

Principalmente as crianças e jovens que residem nas cidades podem beneficiar e muito dos campos de férias, já que neles têm oportunidade de passar tempo ao ar livre e em contacto com a Natureza.

Além de constituir uma rotina diferente, os mais novos ficam sensíveis a outras cores, sons e cheiros, só disponíveis em ambientes naturais, tornando-os mais atentos a outras realidades e pormenores.


Assumir a liderança

Ser líder é um papel difícil e que é preciso aprender a assumir. Para isso, é necessário ser confiante e criativo e, ao mesmo tempo, saber trabalhar em equipa, gerar empatia e conseguir resolver conflitos.

A organização diária de atividades nos campos de férias, por exemplo, são excelentes desafios que ajudam a preparar as crianças e os jovens para este género de função. 


Aprender a brincar

É possível aprender e muito fora de uma sala de aula e os campos de férias corroboram na perfeição esta tese. Como vimos, além da aprendizagem cognitiva, existe a aprendizagem emocional que é amplamente trabalhada.

Contudo, os jogos que se fazem nos campos também podem exercitar outros saberes como descobrir a localização de algo num mapa ou perceber o funcionamento das marés, antes de fazer uma aula de surf.


Lidar com as saudades

É normal que durante a permanência no campo de férias, a criança ou o jovem possa sentir saudades de casa e daqueles que lhe são mais próximos. Porém, essa é uma reação natural e que também pode ser antecipada, conversando com os vossos filhos sobre isso mesmo, antes de os levarem até ao campo.

Além disso, para facilitar a adaptação dos mais novos, é importante que eles participem no processo de escolha do campo de férias, que estejam entusiasmados com a ideia e de que eles próprios queiram viver esta experiência.

Finalmente, é importante ir praticando o desapego, deixando por exemplo as crianças ou os jovens uns dias em casa de familiares ou de amigos, para que eles se vão habituando à ideia do afastamento de casa.


Mas com que idade podem os vossos filhos frequentar um campo de férias?

De um modo geral, os campos de férias estão pensados para crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos de idade.


E, então, como escolher o campo de férias certo?

Primeiramente, devem consultar o site do Instituto Português da Juventude, o qual disponibiliza uma lista das entidades responsáveis por campos de férias que estão certificadas para o efeito. Depois, devem optar pelo regime que pretendem. Se campo de férias residencial ou não residencial. 

Além disso, devem privilegiar campos de férias com:

  • pessoal técnico devidamente habilitado, composto por um coordenador e monitores em número suficiente, de acordo com os participantes e respetivas idades;
  • identificação do pessoal técnico e respetivas qualificações e idoneidade;
  • regulamento interno;
  • projeto pedagógico;
  • cronograma de atividades;
  • lista dos participantes e idades;
  • contactos e autorizações parentais;
  • apólices de seguros obrigatórios;
  • contactos de centros de saúde, hospitais, autoridades policiais e corporações de bombeiros;
  • ficha sanitária individual;
  • autos de vistoria;
  • alimentação variada e adequada às necessidades das crianças;
  • garantias de todas as condições de segurança, saúde e higiene.

Em suma, os benefícios dos campos de férias são mais que muitos, desde que cumpram todos os requisitos e a criança ou jovem seja envolvida na escolha do espaço que, afinal, vai frequentar, durante um dado período das suas férias de verão.

Em caso de dúvidas, conversem com os vossos filhos, mas também peçam aconselhamento ao médico ou ao pediatra que segue as vossas crianças ou jovens. Ele também poderá ajudar...