8 cuidados a ter com bebés recém-nascidos no verão. Tomem nota!

8 cuidados a ter com bebés recém-nascidos no verão. Tomem nota!

8 cuidados a ter com bebés recém-nascidos no verão. Tomem nota!

8 cuidados a ter com bebés recém-nascidos no verão. Tomem nota!


Sabem quais os cuidados a ter com bebés recém-nascidos no verão?

Partilhamos consigo truques e dicas para porem em prática com as vossas crianças.


O verão chegou e o calor convida a saídas até ao exterior, para usufruir do sol e aproveitar o bom tempo. Porém, quem tem bebés recém-nascidos deve tomar algumas precauções, porque a pele e os olhos dos bebés mais pequenos são especialmente sensíveis às temperaturas altas e às radiações ultravioletas.

Assim, os bebés nascidos ou com poucos meses de vida nesta estação do ano devem ser mantidos bem frescos e hidratados, devendo para isso tomarem-se alguns cuidados especiais que passamos a listar.


8 cuidados a ter com bebés recém-nascidos no verão. Tomem nota!


Hidratar adequadamente o recém-nascido

As temperaturas elevadas provocam, inevitavelmente, mais sede, quer em adultos, quer em crianças. Além disso, o risco de desidratação é maior, porque tendemos a transpirar e a urinar mais, o que faz com que percamos mais líquidos com maior rapidez e facilidade.

Se os recém-nascidos estiverem a ser amamentados, então a recomendação é para que se reforce a amamentação, não só como forma de alimentar o bebé, mas também como meio de hidratá-lo. Já no caso dos recém-nascidos alimentados com leite de fórmula, é importante obter aconselhamento junto do pediatra do bebé sobre a possibilidade de complementar os biberões de leite com biberões de água, sempre com o propósito de prevenir a desidratação.


Evitar vestir demasiada roupa

Mesmo no verão, é costume os pais dos recém-nascidos terem receio de que o seu bebé tenha frio ou “apanhe um resfriado”. Porém, é muito prejudicial agasalhar o recém-nascido em demasia, sobretudo em dias em que as temperaturas estejam particularmente elevadas.

Portanto, o look fralda e tronco nu é, muitas vezes, o que melhor combina com os dias quentes de verão, quanto mais não seja, enquanto o bebé está em casa.

Depois, na rua, deve-se sempre optar por roupas frescas, leves e transpiráveis, de preferência feitas de algodão. Em bebés mais crescidos, pode ainda complementar-se o coordenado com chapéu e óculos de sol. Contudo, é de recordar que, até completar o primeiro ano de vida, não é aconselhável que o bebé seja sujeito a uma exposição solar direta.


Não expôr o recém-nascido diretamente ao sol 

Verão combina com praia, mas não com bebés recém-nascidos. A pele dos bebés mais pequenos é extremamente sensível e os protetores solares não estão indicados para crianças com menos de 12 meses de idade. 

Por isso, quem tem bebés recém-nascidos no verão deve privilegiar as sombras e evitar a todo o custo a exposição solar entre as 11h e as 17h. Assim, o ideal é optar por dar alguns passeios nos passadiços das praias, nas horas de menor calor, com o bebé devidamente protegido e hidratado, de modo a beneficiar da vitamina D, sem colher danos dos raios ultravioletas que podem causar desidratação e queimaduras solares graves nos bebés recém-nascidos.


Trocar o ar-condicionado por um desumidificador de ar

É verdade que o ar-condicionado é um meio bastante agradável e eficaz de combater o calor e conseguir um ambiente fresco para o vosso bebé recém-nascido. Todavia, este aparelho favorece o desenvolvimento de infeções na garganta, gripes e constipações. 

Além disso, as mudanças bruscas de temperatura, de um sítio quente para um sítio frio, podem fragilizar o recém-nascido, que é mais sensível e tem uma imunidade mais baixa.

Deste modo, os pediatras costumam recomendar o recurso a um desumidificador de ar, de modo a prevenir, precisamente, estes choques térmicos. 


Tratar da pele do recém-nascido

A transpiração dos recém-nascidos pode dar origem a pequenas borbulhas ou manchas na sua pele. Esses são sinais de que o bebé está com calor, pelo que devem procurar refrescá-lo e hidratá-lo, recorrendo a cremes ou óleos adequados à pele do recém-nascido.


Prevenir as picadas dos insetos

Nem sempre é fácil protegermo-nos das indesejadas picadas dos insetos, principalmente nos meses de verão. Contudo, já existem algumas soluções a que os pais podem recorrer, como redes mosquiteiras ou outros repelentes de insetos. A única precaução a ter é garantir que nenhum destes recursos é tóxico para o recém-nascido.


Tomar atenção às fezes e à urina dos recém-nascidos

As fezes e a urina podem dar indicações importantes sobre a saúde e o bem-estar dos bebés recém-nascidos. Portanto, em cada muda de fralda, há que avaliar se o recém-nascido tem as fezes demasiado moles (o que pode ser um sinal de diarreia) ou se urina muito pouco (o que pode ser um sinal de desidratação).

Sabendo que é normal as fezes e a urina sofrerem alterações fruto do ambiente mais quente, convém permanecer vigilante.


Dar mais banhos com muita diversão à mistura 

Durante o verão, pode tornar os banhos do recém-nascido mais frequentes e, além disso, pode aproveitar para usar alguns brinquedos de banho que, além de divertidos, o vão ajudar a refrescar-se!


Visitem a Benji.pt e descubram todos os brinquedos disponíveis para os vossos bebés recém-nascidos!