A Importância da lavagem nasal dos bebés

A Importância da lavagem nasal dos bebés

A Importância da lavagem nasal dos bebés

Saiba a Importância da lavagem nasal nos bebés!

A lavagem nasal é o método mais barato e eficaz contra as infeções, doenças e alergias respiratórias.

É uma prática ancestral originária na Índia no século XV, e fazia parte de um ritual de purificação.

Em 1895 surgiu a primeira descrição de irrigação nasal no British Medical Journal, tornando-se uma prática conhecedora da medicina ocidental.

Desde então são diversos os estudos científicos que comprovam os benefícios da mesma, e inúmeros os profissionais de saúde que a recomendam.

A lavagem nasal é uma técnica de limpeza das fossas nasais, simples e indolor que promove o restabelecimento da normal função do nariz.

Para além de ser o órgão do olfato, o nariz filtra, aquece e humedece o ar que inspiramos. O processo de filtragem retém, no interior do nariz, as partículas que inspiramos (vírus, bactérias, pó, pólens, poeiras, gases poluentes…), impedindo a sua passagem para os pulmões. O produto da filtragem de todas estas partículas durante a inspiração é a rinorreia, ou ranho como é vulgarmente conhecido.

A remoção diária do ranho diminui a inflamação do nariz, secundária à presença de agentes patogénicos na mucosa nasal, bem como a obstrução nasal e o corrimento posterior (escorrência de ranho do nariz para a garganta), impedindo a sua deposição nos pulmões, e consequente desenvolvimento de infeção respiratória.

Contudo, os benefícios da lavagem nasal não se restringem à melhoria da saúde respiratória. Estendem-se à amamentação e à qualidade do sono da criança.

A lavagem nasal melhora a eficácia da amamentação. Ao desobstruir o nariz da criança esta será capaz de coordenar a sucção com a deglutição e a respiração, complexo processo necessário para uma eficiente extração de leite.

Relativamente ao sono, este é fulcral para o desenvolvimento físico, psíquico e neurocognitivo da criança. É durante o sono que se restabelecem as funções metabólicas e neurológicas. Uma criança com o nariz recorrentemente obstruído tem um sono agitado e pouco reparador, manifestando ao longo do tempo irritabilidade, fadiga, hiperatividade, sonolência diurna, e dificuldade de aprendizagem, concentração e memória.

A lavagem nasal deve, assim, ser encarada como uma prática de higiene diária, realizada rotineiramente de manhã e à noite como método preventivo, e mais vezes sempre que for necessário, como método de tratamento.

Autora:

Luciana Rodrigues

Enfermeira Especialista em Reabilitação Respiratória