Sabiam que dormir com um peluche pode acalmar os bebés?

Sabiam que dormir com um peluche pode acalmar os bebés?

Sabiam que dormir com um peluche pode acalmar os bebés?

Uma criança abraçada ao seu peluche favorito é uma imagem recorrente e que comprova a importância que este brinquedo pode ter para os bebés. Além de brincarem com ele durante o dia; muitas vezes, as crianças também gostam de o levar para a cama e dormirem agarradas a ele. Fiquem a perceber melhor o papel que um peluche pode ter no crescimento e desenvolvimento dos mais novos.


Sabiam que dormir com um peluche pode acalmar os bebés?

Para muitas crianças, o peluche é aquilo que os especialistas designam como objeto de transição, termo usado pela primeira vez em 1953 pelo pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott. 

Basicamente, trata-se de um objeto associado ao conforto, aconchegando o bebé em momentos de maior instabilidade. Ele ajuda-os a lidarem com situações de maior ansiedade e solidão, como quando vão dormir sozinhos, por exemplo. 

Apesar deste objeto de transição poder variar de criança para criança, ele é geralmente macio, fofo e quente. Normalmente, o bebé gosta de beijá-lo, abraçá-lo e esfregar-se nele. Todos estes comportamentos são naturais e é preciso compreender que a criança atribui mesmo um valor sentimental a este objeto. Para muitos bebés, ele serve, de certo modo, como "substituto" da mãe, quando esta tem de se ausentar.


O peluche tem um “prazo de validade”?

Este tipo de objeto não tem “prazo de validade”, o que significa que há bebés que vão precisar dele durante mais tempo do que outros, mas não há qualquer inconveniente disso, conforme defendem os especialistas.

Além disso, qual é o adulto que não tem um talismã que gosta de transportar consigo quando vai, por exemplo, fazer um exame; ter uma entrevista de emprego; ou reunir com um cliente?

A única precaução a tomar é durante o primeiro ano de vida, já que dormir com um peluche pode aumentar o risco de asfixia, durante o sono.


O que torna um peluche especial?

O que faz de um peluche um objeto de transição vai depender de vários fatores. A criança pode eleger o peluche como “o tal” por ele ser uma figura de que ela gosta, mas também pelo seu cheiro, textura,... ou até pela pessoa que lho ofereceu ou, por num momento de maior stress, ele ter constituído um elemento que simbolizou segurança e conforto.


Os melhores peluches para o vosso bebé estão aqui!


Ursinho DouDou

Este é o peluche certo para bebés mais pequenos, devido ao seu tamanho, mas também ao facto de todo ele ser feito com materiais suaves e delicados. O primeiro amigo da criança é super maleável e, por isso, não oferece quaisquer perigos, mesmo para os bebés mais pequeninos e frágeis.

  • Saiba mais, aqui.

  • Lontra Dorme Bebé 

    Esta adorável lontra é muito macia e vai ajudar o vosso bebé a adormecer e a dormir melhor. Ela possui um mecanismo que induz uma respiração rítmica, acompanhada de melodias relaxantes e calmantes. Além das músicas, ouvem-se sons do útero e batimentos cardíacos, a par de uma iluminação suave e tranquilizante.

  • Saiba mais, aqui.

  • Ursinho Boa Noite

    É impossível falar de peluches e não mencionar o icónico ursinho de peluche. Macio e leve, este ursinho inclui efeitos luminosos e existe em azul, cor de rosa e bege. Ele vai garantir noites de sono mais tranquilas para o bebé, através da projeção de imagens serenas e relaxantes.

  • Saiba mais, aqui.

  • Visitem a Benji e descubram estes e outros brinquedos para mimarem ao máximo o vosso bebé.