O papel dos jogos de família para tardes bem passadas

O papel dos jogos de família para tardes bem passadas

O papel dos jogos de família para tardes bem passadas

O papel dos jogos de família para tardes bem passadas

Percebam a função lúdica e didática que os jogos de família podem ter para o desenvolvimento dos vossos filhos e para tardes bem passadas.

As férias de Natal estão a aproximar-se e o tempo livre dos mais novos será maior. Nessa altura, será importante ter programas e jogos divertidos para ocupar os miúdos e, também, ensinar-lhes coisas.

Os jogos de família, como os jogos de tabuleiro, são oportunidades de passar o tempo com qualidade, reunindo membros da família, dos 8 aos 80 anos de idade. Enquanto uns se divertem, outros aprendem regras valiosas para o jogo e para a vida. 

Os jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são um exemplo, por excelência, dos jogos de família que é possível fazer durante toda uma tarde ou, mesmo, uma noite. Uma das suas vantagens é que, de uma forma geral, eles são capazes de contribuir para o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e afetivas quer nos adultos, quer nas crianças.

É como se funcionassem como um ginásio que, neste caso, fortalece as funções cerebrais de todos os que o jogam. Entre as várias habilidades estimuladas por estes jogos, estão a imaginação, o foco e a concentração, o raciocínio lógico, a memorização, a estratégia, a inteligência emocional e a coordenação motora. 

O convívio

Além disso, estes jogos promovem um outro aspeto da máxima importância, como é o caso da socialização. Através destes jogos, somos capazes de aumentar a interação e o convívio entre os participantes, nomeadamente membros da família de diferentes gerações.

As regras

Outro fator positivo de um jogo é que só é possível jogá-lo se conhecermos as regras. Consequentemente, ao jogar um jogo temos de compreender as regras e cumpri-las. Só assim é possível respeitar o jogo e os adversários.

Nos mais novos, este aspeto pode ter como efeito tornar as crianças e os adolescentes mais disciplinados, respeitadores e rigorosos. Valores como o respeito e a solidariedade para com o adversário também são muito importantes e podem ser aprendidos num jogo de tabuleiro.

Espírito competitivo

Num jogo, podemos vencer ou perder e, por isso, quando participamos num jogo, temos de ser capazes de lidar quer com a vitória, quer com a derrota. Se aceitar uma vitória é fácil, o mesmo pode não acontecer com uma derrota. 

Por isso, é importante que, desde cedo, nos habituemos a lidar com o insucesso e os jogos também proporcionam essa experiência a que os mais novos se devem acostumar. Para que os adultos saibam competir de modo equilibrado, é essencial que em crianças tenham aprendido a ganhar e a perder e os jogos assumem um papel fulcral neste aspeto.

Algumas sugestões de jogos:

Jenga Torre do Equilíbrio da Janod 

Este clássico exercita, sobretudo, a paciência e a destreza. Após erguer esta colorida torre de blocos, é necessário retirar bloco a bloco. Quem fizer a torre cair, perde o jogo! 

O Cuquedo | Jogo da Memória - Livros Horizonte

Como o próprio nome indica, este jogo estimula a memória, ao ser necessário encontrar os vários pares idênticos, neste caso de simpáticos animais.

Jogo Viagem Abelhas Felizes - Chicco

Este é um jogo de destreza que estimula o reconhecimento de imagens e as associações visuais, desenvolvendo os reflexos e a socialização. O grau de dificuldade pode ir aumentando à medida que a criança cresce e adquire novas competências. 

O Cuquedo | Jogo de Dominó - Livros Horizonte

Um clássico que nunca sai de moda e que pode ser apresentado à criança desde cedo. O dominó permite desenvolver várias competências nos mais novos e, com desenhos à mistura, tudo se torna mais simples e atrativo para os miúdos.

Comecem a preparar as melhores tardes em família, com jogos a condizer. Inspirem-se nas nossas sugestões, visitem a Benji e vejam tudo o que temos disponível para as vossas crianças.