Como ensinar a paz às crianças

3 formas de explicar o que é a Paz às crianças

3 formas de explicar o que é a Paz às crianças

3 formas de explicar o que é a Paz às crianças

Aprendam a educar os vossos filhos para a paz e para a harmonia.

Não raras vezes, as crianças colocam-nos questões às quais não sabemos bem responder. Por exemplo: o que é a paz?

Claro que todos sabemos que a paz pode ser definida como a ausência de violência, conflito e guerra ou como um estado de estabilidade e de equilíbrio. Mas como mostrar à criança a real importância deste conceito e como é que ele pode ser estimulado desde cedo na sua formação e educação? É o que vamos tentar explicar em seguida.

3 formas de explicar o que é a Paz às crianças

A paz é um bem essencial para a evolução de qualquer sociedade. Além disso, ela contribui para o bem-estar de cada indivíduo. Portanto, mostrar às crianças que o diálogo é o principal meio para comunicar e debater ideias é um passo essencial e que deve ser dado quer pelas famílias, quer pelas escolas. 

Esta é uma medida fundamental para tornar os jovens mais capazes de lidar com as suas emoções e sentimentos e para prevenir situações de agressividade para com os outros, como acontece no caso do bullying.

No entanto, se não sabem como passar das palavras aos atos e demonstrarem de forma prática aos vossos filhos como eles podem ter uma atitude mais pacífica no seu dia a dia, inspirem-se nas seguintes atividades lúdicas e, ao mesmo tempo, didáticas.

Peça de teatro

Desafiem os vossos filhos para um teatro onde, como é habitual neste género de expressão artística, é necessário interpretar personagens.

Criem um cenário a gosto e repliquem cenas quotidianas, nas quais geralmente existe um conflito entre crianças. Para vos dar algumas ideias, podem, por exemplo, simular a disputa de um brinquedo entre crianças; uma birra por uma criança querer ter o mesmo que outra; entre muitas outras possibilidades.

Essa cena deve ser representada, sendo que o objetivo é que a criança ou as crianças que assiste(m) possa(m) identificar o que ali está em questão. A partir daí, deve ser promovida uma conversa sobre os sentimentos que esse género de confronto provoca e qual a melhor forma de lidar com essas emoções, sem entrar em conflito.

Cozinhar a fazer de conta

Neste jogo, não se pretende cozinhar alimentos de verdade, mas antes relacionar ingredientes com sentimentos e emoções.

Como, por norma, as crianças são gulosas e apreciadoras de bolos, uma boa ideia é pensar nos ingredientes que um bolo leva e associá-los a valores positivos, como respeito, justiça, igualdade, amor, amizade,...

Por sua vez, devem também selecionar ingredientes que não fazem sentido num bolo, como por exemplo piri-piri, e associarem esse ingrediente a conceitos negativos como violência, guerra ou agressão. 

A ideia é que a criança perceba que, da mesma maneira que o piri-piri não valoriza um bolo e até prejudica o seu sabor, a violência, a guerra ou a agressão produzem os mesmo efeitos negativos sobre as pessoas, corrompendo-as.

Deixem as crianças escolherem os valores que consideram mais importantes e aqueles que na sua opinião não fazem falta, de modo a que ela possa construir a sua própria noção de paz.

Ler livros

As histórias infantis estão repletas de bons exemplos, metáforas e até alegorias do que é a paz. Dos romances mais clássicos às narrativas mais contemporâneas, há várias fontes onde podem encontrar contos interessantes que vão ajudar as crianças a perceberem melhor o que é a paz e como pô-la em prática no dia a dia.

Mesmo que a criança já saiba ler, esta pode ser uma boa ocasião para lhe lerem a história em voz alta, de modo a que ela possa falar sobre ela, colocar questões e até debater alguns aspetos.

Educar para a paz é muito mais do que uma opção. Deve ser assumida por cada educador e cuidador como uma verdadeira missão, já que tal consiste em lançar as sementes para, futuramente, termos uma sociedade composta por homens e mulheres mais justos, respeitadores e empáticos. 

Com estes jogos e atividades, é possível educar para a paz de forma divertida e acessível ao entendimento das crianças, mesmo das mais pequenas. Comecem já hoje a estimular o sentido de harmonia e de solidariedade nos vossos filhos!