explicar às crianças a importância de lavar as mãos

Como explicar às crianças a importância de lavar as mãos?

Como explicar às crianças a importância de lavar as mãos?

Como explicar às crianças a importância de lavar as mãos?

Não conseguem convencer os vossos filhos a lavar as mãos? Nós damos uma ajuda!

Por vezes, as crianças não são muito recetivas a lavar as mãos, seja quando as têm visivelmente sujas, seja quando acabam de comer, brincar ou de ir ao WC, por exemplo. 

Acontece que com a pandemia de COVID-19, o foco colocado na lavagem das mãos foi maior e ainda bem já que esta é uma forma muito simples e eficaz de prevenir uma série de doenças, nomeadamente aquelas que se transmitem através do contacto com gotículas e secreções contaminadas.

No entanto, as crianças mais pequenas têm dificuldade em perceber a importância deste gesto, até porque os germes, micróbios e vírus causadores dessas infeções não são visíveis a olho nu. Por isso, há que encontrar formas criativas de convencer os mais pequenos a lavar as mãos com mais vontade e frequência. Prontos para isso?

Lavar as mãos

Como explicar às crianças a importância de lavar as mãos?

Bem, se já tentaram de tudo um pouco para os vossos filhos lavarem as mãos, desde comprarem o sabonete líquido do boneco favorito deles a mostrar todos os vídeos de desenhos animados que falam sobre a importância de lavar as mãos, e nada resultou; então, esta pode ser uma boa altura para pôr em prática outro tipo de experiência.

A criatividade dos pais e dos educadores faz com que já existam diversas versões de experiências que visam explicar às crianças a importância de lavar as mãos. Por isso, sintam-se à vontade para adaptarem a nossa sugestão ao vosso gosto, desde que sirva para convencer os vossos filhos a lavarem mais e melhor as suas mãos.

- Experiência prática

Materiais necessários:

  • Prato de sopa de fundo claro
  • Orégãos
  • Água
  • Sabonete líquido

Passo 1: Comecem por mostrar o prato à criança e explicar-lhe que ele representa tudo o que existe à nossa volta, inclusive aquilo que os nossos olhos não são capazes de ver. 

Passo 2: Depois, encham o prato com água, elemento que nesta experiência representa o ar.

Passo 3: Agora, espalhem os orégãos pelo prato. Nesta experiência, a erva aromática simboliza os vírus que se encontram pelo ar, à nossa volta, e que entram em contacto com as superfícies e, inclusive, com o nosso corpo.

Passo 4: Digam aos vossos filhos para molharem um dedo em água e tocarem no prato, de forma a que os orégãos (os “vírus”) adiram ao seu dedo. Assim, é possível transmitirem-lhes a primeira lição: lavar a mãos não é o mesmo que molhar as mãos, pois a água não é suficiente para repelir os vírus.

Passo 5: A seguir, desafie-os a juntarem um pouco de sabonete líquido ao dedo e a tocarem, novamente, na água. Nessa altura, o sabonete irá, quimicamente, afastar os orégãos. Lição número 2: só com o sabonete é possível eliminar os vírus que diariamente temos nas mãos. 

Ensinar as crianças a lavar as mãos

Mas, então, como se devem lavar, corretamente, as mãos?

Se já conseguiram convencer as crianças a lavarem as mãos, importa agora explicar-lhes como fazê-lo da forma mais apropriada. 

Primeiro, e para ser mais atrativo para elas, podem começar por dizer-lhes que lavar bem as mãos demora, sensivelmente, o mesmo tempo que cantar, duas vezes, a canção “Parabéns a você!” (20 segundos). 

Depois, comecem a replicar aí em casa o seguinte passo a passo:

  1. Molhem as mãos com água.
  2. Ensaboem bem ambas as mãos.
  3. Esfreguem bem as palmas das mãos uma na outra.
  4. Juntem as palmas das mãos e entrelacem os dedos.
  5. Esfreguem rotativamente dedo a dedo e, depois, os pulsos.
  6. Finalmente, enxaguem as mãos com água.
  7. Sequem bem as mãos.

Nota importante: Se não tiverem água, nem sabão por perto, então saibam que as toalhitas revelam-se uma excelente alternativa para desinfetar as mãos de adultos e de crianças. 

lavar as mãos

A pensar nisso, a Benji disponibiliza vários tipos de toalhitas. Vão até ao site e saibam mais!