Descubra quais os brinquedos antigos que não saem de moda

Descubra quais os brinquedos antigos que não saem de moda

Descubra quais os brinquedos antigos que não saem de moda

Há brinquedos intemporais que parecem nunca sair de moda que parecem nunca sair de moda. Saiba quais!

Certamente, já compraram brinquedos para os vossos filhos e verificaram que também vocês já passaram, na vossa infância, momentos bem divertidos com brinquedos semelhantes.

Os materiais, as cores e as formas podem ter mudado, mas a essência do brinquedo mantém-se a mesma. Isso significa que são brinquedos que cumprem bem a sua função de entreter, mas também de ensinar. Fiquem a conhecer alguns dos clássicos que continuarão a deliciar os vossos filhos, netos, bisnetos,...


Descubra quais os brinquedos antigos que não saem de moda

 

Blocos de construção

Em madeira ou em plástico, estes blocos fomentam a relação espacial e o pensamento abstrato na criança, de forma a que ela seja capaz de criar algo a partir da sua imaginação.

Além disso, este brinquedo também favorece a motricidade fina e a capacidade em resolver problemas.


Bowling

Desde cedo que este é um jogo divertido para os mais novos, usando neste caso itens de plástico ou de madeira, que melhoram os seus movimentos, a sua coordenação motora e o seu controlo da força ao ter que direcionar a bola rumo aos pinos.


Bolas por fios ou hastes

Neste brinquedo, é suposto que a criança vá passando algumas contas por fios ou hastes de madeira, o que ajuda a estimular a sua concentração e a sua atenção. Além disso, este jogo melhora a orientação espacial e a coordenação bilateral da criança.


Bola

Não há seguramente brinquedo mais intemporal do que uma bola. Dentro dos vários tipos disponíveis, existe desde logo a bola de pano, macia e fofa, indicada para as crianças mais pequenas. Brincar com uma bola ajuda a estimular a coordenação de movimentos amplos e a antecipação da ação e da trajetória.


Instrumentos musicais

Os brinquedos sonoros são outro clássico intemporal. Eles ensinam a noção de ritmo aos mais novos, que aprendem a distinguir as notas musicais e os sons graves dos agudos, a identificar a direção do som no espaço e a estimular a memória auditiva e musical.


Bonecas

Bonecos, bonecas de pano, bebés de fazer de conta, peluches,... Enfim, um sem número de brinquedos que são capazes de melhorar a habilidade manual da criança, além de estimular a sua criatividade e ajudar nas brincadeiras de “faz-de-conta”. 

Estas experiências vão melhorar a sua capacidade em resolver problemas e fortalecer valores e ligações emocionais. 


Fantoches

À semelhança dos bonecos, os fantoches também ajudam a criança a imaginar e a entrar no universo do “faz-de-conta”. Estes brinquedos ajudam os mais novos a expressarem as suas emoções e sentimentos quer positivos, quer negativos. Além disso, elas podem expressar os desejos e sonhos.


Brinquedos de encaixar

brinquedos de encaixar de várias formas e tipos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento lógico e das noções de volume e de quantidade. Estes brinquedos “trabalham” ainda o conceito “de dentro e de fora” e alguns já exploram noções matemáticas. 


Triciclo

Triciclos, bicicletas,... são outro exemplo de brinquedos que os miúdos adoram e os ajuda a adquirirem perceção espacial, pois para os conduzirem precisam de se desviar dos obstáculos e aprender a respeitar o espaço dos outros.


Jogos de memória

Encontrar o par de algo é uma brincadeira intemporal que pode começar a ser feita desde cedo pelas crianças, avançando no nível de dificuldade do jogo de memória proposto.

Para isso, podem recorrer-se a cartas com animais ou com personagens do desenho animado favorito do petiz. 

Com este brinquedo, os miúdos desenvolvem a motricidade fina e aprendem a distinguir cores e imagens, estimulando assim a sua perceção tátil e visual, assim como a sua habilidade verbal.


Carros

Os carrinhos de brincar, seja de que material forem, são outro clássico que não passa de moda. Com eles, podem ensaiar-se perigosas corridas ou construir longas filas de trânsito. Um brinquedo imprescindível!


Mas não é só de brinquedos tradicionais que se faz o universo dos mais novos. Portanto, visitem a Benji para ficarem a conhecer todos os brinquedos que estão na moda, dos mais convencionais aos mais inovadores e tecnológicos!